Lingua, linguagem e linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Linguistica
Este resumo foi baseado na leitura da "Introdução à Linguística: I. Objetos Teóricos", mais especificamente o primeiro capítulo: "Linguagem, Língua, Linguística". O livro foi organizado por José Luiz Fiorin, e o capítulo em pauta, por Margarida Petter. Esta sexta edição que será usada foi publicada pela Editora Contexto em 2012.
O interesse pela linguagem é muitoantigo. Foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados não sofressem modificações.
Os gregos preocuparam-se em definir as relações entre o conceito e a palavra que o designa. Aristóteles desenvolveu estudos noutra direção, tentando proceder a uma análise precisa da estrutura linguística, e Varrão dedicou-se a gramática, esforçando-se por defini-la comociência e como arte.
Na Idade Média, os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas era una e universal, porém a religiosidade ativada pela Reforma provocou a tradução dos livros sagrados em numerosas línguas.
Em 1660, a Grammaire generale ET raisonnee de Port Royal, de Lancelot e Arnaud demonstra que a linguagem se funda na razão.
O conhecimento de um número maior de línguasvai provocar o interesse pelas línguas vivas. O pensamento linguístico contemporâneo preconizava a analise dos fatos observado, e o estudo vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo.
Franz Bopp se destaca em 1816, e sua obra sobre o sistema de conjugação do sânscrito é considerada o marco do surgimento da Linguística Histórica. A descoberta de semelhanças entre essaslínguas e grande parte das línguas europeias evidencia que existe entre elas uma relação de parentesco. A Linguística moderna considera a prioridade do estudo da língua falada como um de seus princípios fundamentais.
É no início do século XX que a investigação sobre a linguagem a linguística passa a ser reconhecida como estudo científico, e ela não era autônoma, pois submetia-se as exigências de outrosestudos. O método cientifico supõe que a observação dos fatos seja anterior ao estabelecimento de uma hipótese, e que os fatos observados sejam examinados sistematicamente mediante experimentação e uma teoria adequada.
Antes de explicitar melhor o que é a linguística e como ela desenvolveu sua pesquisa, convém definir seu objeto.
O autor responde que são línguas naturais em seu contexto geral auma linguagem. Para se entender melhor o que é a linguagem é necessário pensar como a palavra language em inglês que tem um só significado para dois conceitos: língua e linguagem. São citados dois grandes estudiosos, Saussure e Chomsky, ao qual cada um faz a sua análise linguística.
Para Saussure a linguagem abrange vários domínios, incluindo o individual e o social. É uma mistura de ciênciasentre a psicologia e antropologia. É feito uma separação dentro da linguagem – a língua, sendo um objeto essencial da linguagem, um meio de comunicação, sendo um sistema de signos, onde não pode ser modificada pelo falante e segue as leis sociais. Além da linguagem-língua possui-se também outro elemento, a fala, sendo uma comunicação individual expressando mecanismos psicofísicos. Portanto, como épreciso se pensar em dois contextos, há uma necessidade das duas linguísticas, a linguística da língua e a linguística da fala, em que uma é interdependente da outra. Dessa forma criou-se a teoria da análise linguística, o Estruturalismo.
Para o norte-americano Noam Chomsky as línguas naturais são na forma de falar, na escrita ou linguagens representadas em formas de sons, sejam elas finitas ouinfinitas. Ele acredita que tais linguagens não poderiam ser aprendidas do nada por uma criança antes do seu contato com qualquer outra língua. Ou seja, é uma linguagem genética. Seguindo essas teorias universais, deu-se o nome de Teoria do Gerativismo.
Tanto para Sausurre como para Chomsky é necessário uma competência de desempenho na linguística, permitindo produzir sentenças de sua língua....
tracking img