Lingua brasileira de sinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lingua
FACULDADE ANHAGUERA DE BRASÍLIA
CURSO DE PEDAGOGIA









Língua Brasileira de Sinais






















TAGUATINGA – DF

2011




FACULDADE ANHAGUERA DE BRASÍLIA
CURSO DE PEDAGOGIA










LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS





Desafio de aprendizagem da Disciplina de Língua Brasileira deSinais do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp. Professor EAD: Ana Maria Ribeiro da Rocha / Tutora à distância: Elaine Borges.






TAGUATINGA – DF

2011
Plano de Aula

A) Público-alvo: 1ª série Ensino Fundamental I.

B) Perfil da turma para a qual a aula será preparada: A turma é composta por vinte alunos entre cinco e seis anos, sendo que nove sãomeninas e onze são meninos, destes dez, um menino com caso de inclusão de aprendizagem, com perda bilateral profunda, de acordo com o laudo fonoaudiólogico. Este aluno é fluente na língua de sinais. Mesmo não falando, faz leitura labial. Ele com os demais se interagem de um modo recíproco.

O nível da turma é heterogêneo, pois há uns doze alunos, que têm interação fácil das atividadesapresentadas, e muito participativas. Os demais precisam de mais explicações, pois se distraem facilmente.

As crianças que ingressam nesse primeiro ciclo, tendo passado ou não pela pré-escola, trazem consigo uma bagagem de noções informais sobre numeração, medida, espaço e forma, construída sem sua vivência cotidiana. Essas noções matemáticas funcionam como elementos de referência para organizaçãodas formas de aprendizagem.

As coisas que as crianças observam (a mãe fazendo compras, a numeração das casas, os horários das atividades da família), os cálculos que elas próprias fazem (soma de pontos de um jogo, controle de quantidade de figurinhas que possuem) e as referências que conseguem estabelecer (estar distante de, estar próximo de) serão transformadas em objeto de reflexãoe se integrarão às suas primeiras atividades matemáticas escolares.
Com base nisso, após uma investigação sobre o domínio que cada criança tem na matemática em situações explanadas em sala de aula. Verifiquei as dificuldades e as possibilidades que cada um tem em enfrentar desafios. Outra característica marcante nesses alunos é que sua participação nas atividades tem um caráter bastanteindividualista, que os leva a não observar a produção dos colegas; nesse sentido, é fundamental a intervenção do professor, socializando as estratégias pessoais de abordagem de um problema, sejam elas semelhantes ou diferentes, e ensinando a compartilhar conhecimentos.



C) Tema da aula: Contando os números jogando boliche.

D) Justificativa: Viver em sociedade significa lidar com regras otempo todo e na escola não é diferente. Este plano de aula tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem de uma forma interessante e criativa para os educandos, sendo este um tema de grande relevância para ser trabalhado durante esse período de um dia letivo.

Tendo em vista o respeito pela faixa etária de ainda não compreenderem a ordenações dos numerais e vivência em grupos, os jogos deregras, são aqueles que se joga em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, que são importantes na Educação Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.

Como a classe só se concentra quando entende a lógica do jogo, então o principal ponto dessejogo de boliche, no início, é que as regras sejam compreendidas e que todos se adaptem a elas. Esperar a vez é uma das determinações mais difíceis de cumprir. Assim, não serão formados grupos grandes. A primeira satisfação da criança é se sentir ativa e participante. Isso determina seu interesse pela atividade.

Outro ponto é a importância de respeitar as regras, o que não é difícil: os...
tracking img