Lingu Stica Funcionalismo Britanico

688 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Curso Semipresencial Letras/Português
Polo: Ubajara
Disciplina: Linguística - Funcionalismo
Tutora a distância: Kleiane Bezerra de Sá
Aluno: Paulo Régis Xavier Araújo
______________________________________________________________________

Atividade de Portfólio (aula 3)
1. Explique o que significa dizer que a língua é um sistema semiótico.
Quer dizer, a meu ver, que a língua é um sistema de signos (expressão/significante e conteúdo/significado) dentro da relação sintagma-paradigma.
2. Como se caracteriza a análise da sentença segundo cada uma das três metafunções propostas por Halliday? Que aspectos da sentença são observados segundo cada uma dessas metafunções?
IDEACIONAL – uso da língua para representação de nossa experiência. Identifica a situação do texto a uma situação abordada, com exemplo de aspecto da sentença.
INTERPESSOAL- estabelece relações entre os participantes da interação, por exemplo, ao analisar o texto a partir dessa perspectiva, podemos reconhecer relações de poder.

TEXTUAL- organiza a mensagem em termos de Tema e Rema, e, a partir destas categorias, podemos identificar, por exemplo, o que estaria proeminente em um texto considerando o que está em foco.
Leia o texto abaixo e faça as questões que se seguem.
CLIQUE PARA LER O TEXTO
Grupo protesta em SP por libertação de sem-teto presos
Um grupo de pessoas faz, na tarde desta sexta-feira, um protesto em frente ao Theatro Municipal, no centro de São Paulo. Eles reivindicam a libertação de quatro sem-teto, que estão presos desde o último dia 30.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 pessoas participam do ato, organizado pelo Coletivo Autônomo dos Trabalhadores Sociais. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta que os motoristas evitem a região central e utilizem o transporte público.
Os quatro sem-teto estão presos no CDP do Belém, na zona leste. No dia 30, eles participaram de um protesto cujo estopim foi a falta de um café da manhã.

Relacionados