Linguística aplicada e o ensino de língua potuguesa

Páginas: 10 (2471 palavras) Publicado: 13 de março de 2011
LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO BRASIL

Tatiana da Silva Leal

Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí (Graduação em Letras)

RESUMO: Neste texto apresento uma reflexão acerca da Linguística Aplicada (LA) no Brasil. A reflexão tem como objetivo observar quando a LA chegou ao nosso país bem como discutir suas contribuições que esta deixou ao ensino de língua. Mencionotambém o que pode ser melhorado e como isso pode acontecer, demonstrando a amplitude desta ciência para outras áreas.

PALAVRAS-CHAVE: Linguística Aplicada, Ensino, Pesquisa, Educação, Língua Portuguesa.

ABSTRACT: In this text I present a reflection about the Hard-working Linguistic in the Brazil. The reflection have the objective to observe when the Hard- working Linguist arrive in ourcountry and too how to discuss your contribution with it leave the teaching of tongue. I mention too what can be improve and how that to happen, demonstrating the extent of the science to other field.

KEYWORDS: Hard-working Linguistic, Teaching, Research, Education, Portuguese.

1. Vejamos primeiro: o que é Linguística?
Antes de falar de Linguística Aplicada (LA) precisamos entender o sentidoda palavra Linguística. Normalmente se define Linguística como uma ciência, a ciência da linguagem; ou ainda, como estudo científico da linguagem, como diz Lyons 1981. Tal definição se dá pela forma científica com que são feitos os estudos acerca da linguagem.

A Linguística trabalha com dados que são observados através de observações e de experiências, portanto pode-se dizer que ela éempírica. “Ser empírica, neste sentido, é para a maioria a própria marca registrada da ciência”, (John Lyons1981, p. 27). Ela constrói sobre o passado, não só desafiando e refutando doutrinas tradicionais, mas também desenvolvendo-as e reformulando-as.

Atualmente, os lingüistas vem adotando uma perspectiva mais equilibrada quanto à contribuição que a gramática tradicional vem prestando aodesenvolvimento de sua disciplina. Ao contrário do que muitos normativos acreditam, linguística e gramática tradicional não estão dissociadas. Podemos dizer que ela é uma ciência descritiva, ou seja, não impõe regras; não que nunca haverá lugar para o estabelecimento de normas de uso, pelo contrário. Além do mais, está ligada as disciplinas humanistas, como a filosofia, a psicologia, a sociologia e aliteratura.

2. Linguística Aplicada.
Linguística Aplicada é um campo interdisciplinar de estudo que identifica, investiga e oferece soluções para problemas relacionados com a vida real.

A LA utiliza as teorias e descobertas da LT (Linguística Teórica) em favor de seus estudos, embora sejam distintas. Para a LA o ponto de vista psicológico e sociológico é relevante para tais estudos. Apsicolingüística, por exemplo, tem muito a contribuir para a compreensão de como as línguas são adquiridas, tanto como línguas nativas, ou como segunda língua, após a infância.

Através da LA em conjunto com a sociolinguística pode-se detectar problemas no ensino de língua materna como o preconceito de vários tipos contra os dialetos não padrão regionais e sociais. Esses fatores, muitas vezes, levam pessoas dasociedade e até professores despreparados, a julgar uma criança como menos inteligente. Tais problemas podem ser solucionados com a ajuda das teorias lingüísticas que, junto com a sociolingüística irá provar que não existe língua e/ou variedade superior ou inferior. Esses estudos ajudam o professor a compreender e a lidar melhor diante das diversidades lingüísticas que é tão presente num pai deextensão territorial tão grande.

3. A chegada da Linguística no Brasil as mudanças no ensino de língua.

A educação brasileira possui uma história de lentas mudanças, inclusive no ensino de língua materna. Durante muito tempo na história do Brasil não se privilegiou o ensino de língua portuguesa no aspecto “brasileiro” mais sim no português de Portugal. Além disso, com a vigência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições da linguística aplicada para o ensino/aprendizagem de língua.
  • linguística e o ensino da lingua portuguesa
  • AVARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
  • A variação linguistica e o ensino da língua materna
  • Lingua potuguesa
  • Ensino da gramática da língua portuguesa x variação linguística*
  • LINGUISTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA CONTEMPORANEA
  • O ensino de língua materna e a problematização das variantes lingüísticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!