Lindo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Estrutura

Estrutura típica de uma célula procarionte, representada por uma bactéria (clique para ampliar): 1. Cápsula, 2. Parede celular, 3. Membrana plasmática, 4. Citoplasma, 5. Ribossomos, 6.Mesossomos, 7. DNA (nucleóide), 8. Flagelo bacteriano.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: eucarióticas eprocarióticas. As células procarióticas são geralmente independentes, enquanto que as células eucarióticas são frequentemente encontrados em organismos multicelulares.
Células Procarióticas
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas deprotocélulas, são muito diferentes das eucariontes. Em geral, são bem menores e menos complexas estruturalmente do que as células eucariontes.[8] A suaprincipal característica é a ausência da cariotecaindividualizando o núcleo celular,[8] pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ouinvaginação. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quaiso ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados a histonas).[2]
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma. Como organela, só possuem ribossomos. A este grupo pertencem:
* Bactérias
* Cianófitas (Cyanobacterias)
* PPLO ("pleuro-pneumonia likeorganisms")
Células incompletas
As bactérias dos grupos das Rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
Diversas doenças de importância médicatem sido descritas para organismos destes grupos, incluindo algumas vinculadas aospsitacídeos (papagaios e outras aves, a psitacose[9]) e carrapatos (a febre maculosa, causada pela Rickettsia rickettsii[10]).
Estas bactérias são diferente dos vírus por apresentarem:
* conjuntamente DNA e RNA (já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros os vírus quepossuem DNA e RNA simultâneamente);
* parte incompleta da "máquina" de síntese celular necessária para reproduzirem-se;
* uma membrana celular semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.
Células Eucarióticas

As células de um organismo eucariota (esquerda) e um organismo unicelular procariota (direita)
As células eucariontes ou eucarióticas, tambémchamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclearindividualizada e vários tipos de organelas. Todos os animais e plantas são dotados deste tipo de células.[2]
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, o que chamamos deEndossimbiose.
Não é possível avaliar com precisão quanto tempo acélula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.
Acredita-se quea membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático.[1] Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como...
tracking img