LINAR E PICTORICO

460 palavras 2 páginas
O LINEAR E O PICTÓRICO

LINEAR

PORCO ROSSO (1992), HAYAO MIYAZAKI, STUDIO GHIBLI.

Este filme foi escolhido pela sua relação com o estilo LINEAR. É um filme engraçado e bonito que nos prende pela animação logo no começo com a sequência da personagem principal salvando as garotinhas (Fig. 1). Visivelmente percebido pelas suas linhas e contornos bem determinados e constantes, possui também conjunto de planos, nitidez entre os elementos e boa modelagem dos objetos, destacando pelas cores bem distintas assim como pelo detalhamento dos mesmos dentro dos cenários propostos.

Na imagem acima retirada de uma sequência do filme, podemos ver os elementos já descritos, como a diferença entre planos, o detalhamento do motor e da carcaça do avião, mostrando todos os parafusos e rebites, etc. Podemos perceber durante todo o filme a impressão de cenas lineares, figuras sólidas, formas permanentes e objetos que não deixam dúvida sobre sua aparência, demonstrando clareza e objetividade, pois é um filme que está mais preocupado com a representação da narrativa através da beleza dos elementos, que conversa com a proposta de comicidade e entretenimento do filme, não fazendo uma ligação direta entre o sentimento do personagem e a forma como a cena é desenhada, desta maneira não é preciso o uso de artifícios complexos da linha para tal representação.

PICTÓRICO

O CONTO DA PRINCESA KAGUYA (2013), ISAO TAKAHATA, STUDIO GHIBLI.

Este também é um filme do Studio Ghibli, porem tem uma forma de composição diferente de Porco Rosso, este estabelece uma relação intrínseca com o estilo PICTÒRICO mencionado pelo Wolfflin, em sua obra Conceitos Fundamentais da História da Arte. Escolhemos este filme pela simplicidade do traço, margens borradas, possui uma temporalidade difusa nas cenas de movimento

Relacionados