Lina bo bardi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida de Lina Bo Bardi
de Arquitetura da Universidade de Roma. Tem seu escritório bombardeado durante a II Guerra Mundial e enfrenta um período de dificuldades. Juntamente com Bruno Zevi Cria a revista semanal A Cultura Della Vita. Lina ingressa no Partido Comunista Italiano e participa da resistência à ocupação alemã. Casou-se com o jornalista Pietro Maria Arquiteta brasileira de origemitaliana (1914-1992). Lina estudou na Faculdade Bardi em 1946, logo em seguida devido o trauma causado pela II Guerra Mundial migram para o Brasil onde viveram o resto de suas vidas. Em recepções no Rio De Janeiro, conheceram personalidades como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, Burle Marx, e Assis Chateaubriand de quem seu esposo recebeu o convite para fundar e dirigir um museu de arte nopaís. Um projeto arquitetônico de Lina que abrigará meses mais tarde o MASP, o museu mais importante da América Latina. Apesar da paixão pela cidade do Rio de Janeiro o casal foi morar em São Paulo, onde Lina Bo Barsi desenhava móveis e dava aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Em 1952 Lina Bo Bardi é naturalizada brasileira. É responsável por inovaçõesestéticas importantes na arquitetura nacional, entre elas o desenho arrojado, o uso de novos revestimentos, como concreto ou tijolo aparentes, e a exposição de fiações e conexões.

Principais Obras:

* Instituto Pietro Maria Bardi - SP -1951

Projetada em 1950 Por Lina Bo Bardi, antiga residência do casal construída no Morumbi em um terreno de 700 metros. Tombada como patrimôniohistórico em 1987, foi o primeiro projeto integralmente construído por Lina. Doada em 1995 para que fosse a Sede do Instituto. Mais conhecida como A Casa de Vidro. Abriga hoje parte da coleção de arte particular adquirida ao longo dos anos por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi

* Museu da Arte de São Paulo - SP - 1958

Localizado no centro financeiro de São Paulo, o MASP é o mais importantemuseu de arte da América Latina. Seu prédio de arquitetura moderna, projetado especialmente para abrigar o museu. Foi tombado pelas três esferas do poder executivo. Instituição particular sem fins lucrativos. Foi fundado em 1947 o projeto apresentou uma solução totalmente revolucionária para a época. Foi inaugurado em 1968 com a presença da rainha Elizabeth II.

* Casa da Cultura - Recife – 1963Localizada às margens do Rio Capibaribe, a Casa da Cultura de Pernambuco é o maior pólo de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O imponente prédio onde está instalada foi construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco. O prédio foi tombado pela Fundaçãodo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) em 1980. Foram necessários estudos para adaptar a antiga Casa de Detenção às suas novas funções, ficando o projeto para restauração sob a responsabilidade de Lina Bo Bardi.

* Igreja do Espírito Santo do Cerrado - Minas Gerais - 1976

A Igreja do Espírito Santo do Cerrado foi projetada em 1975 pela arquiteta Lina Bo Bardi apedido do Frei Egydio Parisi. A Igreja foi construída em um sistema de mutirão onde mulheres, crianças e pais de família ajudavam realizando assim, um trabalho em conjunto entre arquiteto e mão-de-obra. De 1975 a 1981, Lina Bo Bardi esteve por diversas vezes em Uberlândia para dar prosseguimento à construção escolhendo os materiais, fazendo todos os detalhamentos e principalmente, trabalhandodiretamente com mestres de obras e os operários locais. Considerada Arquitetura Pobre.

* Moderna na Bahia - Museu da Arte Salvador

Com bela vista para a Baía de Todos os Santos, oferece cerca de mil obras de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, desenhos, gravuras, serigrafia, instalações e tapeçarias. Destaque para os trabalhos de Tarsila do Amaral, Portinari, Rubem Valentim,...
tracking img