Limpeza do rio peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

LIMPEZA DO RIO PEIXE

Rosana Garcia Ribeiro
Aluna do curso de Pedagogia
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá
rovnova.idb@hotmail,com

Luzia Fialho Dutra Rodrigues
Aluna do curso de Pedagogia
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujáluzia.fialho@hotmail.com

Flávia Maria Benedicto
Aluna do curso de Pedagogia
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá
flavia-fmb@hotmail.com

Simone Bispo Oliveira
Aluna do curso de Pedagogia
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá
simonebisp@hotmail.com

Enir da Silva Fonseca
Professor do curso de Pedagogia
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto -Campus Guarujá
efonseca@unaerp.com.br


Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee
Resumo:


Este artigo demonstra o trabalho realizado em uma escola estadual e seu entorno visando a conscientização ambiental, e desta forma construindo uma consciência ecológica que contribui com a preservação do meio.
O como foco principal é a limpeza de rios, praias e do mangue, com inicio em1996 na EE Jaconias Leite da Silva, localizada no bairro do Perequê, ano em que foi tirado do mangue 17 toneladas de lixo. Nos anos seguintes percebeu-se uma redução na quantidade de lixo recolhido, no ano de 2011 foram recolhidos somente 300 quilogramas.
São realizadas visitas monitoradas com as crianças nos rios, praias e mangues com o intuito de observação das conseqüências do descarte dolixo em locais impróprios, e na escola é produzido diversos trabalhos com os materiais reciclados. Naturalmente os alunos exportam a idéia para a sua casa e comunidade, criando-se mudanças de atitudes não somente no descarte como na conscientização da preservação para as futuras gerações.


Palavras chaves:
Limpeza de rio, consciência ecológica, educação ambiental


Seção 1 – Curso dePedagogia- Segurança Socioambiental





1. Introdução


Este presente trabalho vem apontar a importância da limpeza dos rios, mangues e praias na preservação do ecossistema. O ambiente escolhido foi a Praia do Perequê.
‘Pereque’, o significado deste nome seria Pira-Ike= entrada de peixe para alimentação ou desova em tupi que se refere a um pequeno rio que deságua na praia, “o rio do peixe”,quando a maré enche, algumas espécies de peixes e siris adentram no rio e na vazante alguns saem junto com a correnteza, é o caso dos siris que podem ser facilmente capturados, pois eles vêm rolando na forte correnteza. Nesse rio também pode ser encontrado lontras, capivaras e uma grande variedade de pássaros.




A Constituição Federal diz no artigo 225 (1988): ‘Todos têm direito ao meioambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”

A iniciativa da limpeza desse ambiente veio a partir da necessidade de se conscientizar a população escolar da degradação do meio em que elas vivem e do entorno da escola,juntamente com informações de igual valor aos pais e moradores da região.



2. Objetivos


Inserir na educação integral da criança o conceito do desenvolvimento social, vivenciar valores como consciência ecológica, respeito, cooperação, responsabilidade social e solidariedade. Durante as atividades, os alunos conhecem a fauna e a flora típicas do mangue, exploram os rios e as praias e ao mesmotempo realizam coleta seletiva do lixo presente no ambiente.



3. Limpeza dos Rios e Praias


O Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios é o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo. A atividade teve início há 18 anos por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana que atua em vários países, no Brasil teve inicio em 1993. O Dia Mundial de Limpeza de...
tracking img