Limpeza de caixa d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de um espaço confinado
Vanderlei Luíz Nº 27 TST 27

Limpeza de caixa d’agua.
1. OBJETIVO

Esta análise fixa as condições seguras para os funcionários, nos trabalhos de limpeza de caixa d' água e espaços confinados, adotados pelo Departamento Saúde e Segurança do Trabalho da empresa Net engenharia.

2. DEFINIÇÔES

3.1. Espaço confinado

Refere-se a um espaço comdimensões e aberturas limitadas para entrada e saída, ventilação natural desfavorável que pode conter ou produzir contaminantes e conter produto que possa envolver ou sufocar quem nele adentrar, e que não é recomendado para ocupação contínua de pessoas. Espaços confinados incluem, tanques de armazenamento, tanques de processo, cilindros, covas, silos, tinas, tanques de reação, caldeiras, dutos deventilação, esgotos, túneis, poços de bombas, poços de balanças, poços de elevadores, caixas d' água, etc.

2.2 Atmosfera

Refere - se aos gases, vapores, névoas, fumos e partículas em suspensão dentro de um espaço confinado;

2.3 Nível de teto

O máximo de concentração de um produto para o qual uma pessoa pode ser exposta por um período especificado de tempo.

2.4 Pó combustívelMatéria orgânica particulada capaz de sofrer combustão ou de queimar quando sujeito a uma fonte de ignição, em presença de atmosfera oxidante.

2.5 Trabalho à quente

É todo trabalho envolvendo aquecimento, queima, solda, corte, como também trabalho que produz uma fonte de ignição ou calor sob forma de atrito ou chama exposta, onde deve ser seguido o procedimento.

2.6 Isolamento e bloqueio

Umprocesso por meio do qual o espaço confinado que está fora de operação é completamente protegido contra o lançamento inadvertido de produtos ou fontes elétricas, através de bloqueio ou desconexão e sinalização.

2.7 Observador externo ( Vigia )

Pessoa que fica do lado de fora do espaço confinado em permanente vigia e comunicação com quem está no interior de um espaço confinado para prontoatendimento e controle de entrada e saída.

3. ATIVIDADES DO PROCESSO

3.1. Procedimentos de Segurança

a. Compete à supervisão / responsável pela execução do serviço, manter um observador externo, e se tratando de empresas contratadas, o observador será de responsabilidade da contratada;

b. O observador externo não deve se ausentar do seu posto e nem adentrar o espaço confinado sem a devidaautorização e/ou substituição por outro observador;

c. Os trabalhadores deverão estar informados da localização do equipamento mais próximo de primeiros socorros, e de como obter ajuda de emergência e atendimento médico;

d. Empreiteiros que irão desenvolver trabalhos em espaços confinados deverão atender todos os procedimentos estabelecidos.

3.2. Avaliação

a. A entrada em um espaçoconfinado é proibida até o término da avaliação inicial da atmosfera. Serão feitos testes para garantir que a atmosfera esteja isenta de poluentes agressivos e numa condição ideal para o trabalhador. Os testes executados incluirão:
nível de oxigênio, explosividade, produtos tóxicos e avaliação da exposição ao calor (de acordo com o anexo 3 da NR-15 da Portaria 3.214 de 08.06.78 do Ministério doTrabalho) sendo de responsabilidade do encarregado/supervisão, solicitar ao técnico de segurança a avaliação.
Não será liberada a entrada, quando os testes indicarem a concentração de gases inflamáveis na atmosfera.

c. A percentagem de oxigênio em volume para entrada em um espaço limitado deverá ser maior que 19.5% e menor que 21% .

d. Quando não for possível controlar contaminantes naatmosfera interior a níveis de exposição permissíveis, o funcionário não poderá entrar no espaço confinado.

3.3. Identificação

a. Todas as entradas de espaço confinado serão identificadas. Inclusive com informação adequada para quando se fizer necessário à utilização de equipamento de segurança específico, sendo que cada supervisor solicitará ao Departamento de Saúde Segurança do Trabalho a...
tracking img