Limpeza de aeronaves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA - FIEL



PROJETO INTEGRADO SUPERVISIONADO













Alberto Pilon - RA: 0674/10-3
Anderson Vaz - RA: 1203/10-3
Bruno Ramim - RA: 1151/10-3
Daysa Nascimento - RA: 1149/10-3
Fabiano Duarte - RA: 0677/10-3
Fernanda Dias - RA: 1104/10-3
Géssica Rovai - RA: 1270/10-3
Junior Nascimento - RA: 0459/10-3
Vanessa Flores – RA:1069/10-3
RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo, pesquisar métodos teóricos e práticos de público alvo de acordo com a demanda existente e a implantação da teoria dos 4 P’s, com o objetivo de se destacar no mercado implementando uma análise de ambiente (swot), oferecendo serviços gerais de higienização e limpeza de aeronaves de pequeno e grande porte.





PALAVRAS-CHAVES: Limpeza deaeronaves, prestação de serviços.















1 Introdução:

Esse trabalho foi desenvolvido no terceiro semestre do curso de Engenharia de Produção, com intuito de aplicar alguns conceitos teóricos na prática. O grupo escolheu a empresa BlueSky, uma empresa prestadora de serviços de limpeza e higienização de aeronaves, por se tratar de um tipo de serviço pouco explorado, que estáinserido em um segmento em expansão.
2 Objetivo:

O objetivo do trabalho é criar e desenvolver uma empresa localizada no aeroporto Viracopos da cidade de Campinas-SP, especializada em higienização de aeronaves de médio e grande porte de companhias aéreas, que utilizará de tecnologia avançada, a qual conciliará o processo de higienização com o lead time da empresa, sendo isso possível devido aoBlueSky atuar no aeroporto, facilitando a logística.
3 Justificativa:

Através de pesquisas de mercados, verificamos que, atualmente, existem aproximadamente 11 mil aeronaves no mercado nacional, o que viabiliza a entrada nesse segmento de higienização de aeronaves. Devido ao grande crescimento aéreo com a copa do mundo e olimpíadas, pois é um mercado de pouca concorrência, com possibilidades deexpansão internacional.
4 Metodologia:

A metodologia utilizada para desenvolvimento desse projeto foi:
Pesquisas na Internet
Pesquisas com usuários dos aviões;
Pesquisas com fabricantes;
Pesquisas em revistas.
5 Referencial Bibliográfico:

5.1 Público Alvo
(...) Os passageiros são geralmente divididos em dois grupos: viajantes a trabalho e em lazer. Embora os viajantes executivosvoem com mais freqüência do que a maioria dos viajantes em férias, estes últimos ajudam a lotar a aeronave fora do horário de viagens para trabalho e permitem que companhias aéreas ofereçam serviços mais freqüentes e preços mais baixos. Um seguimento alvo significativo dentro do grupo geral de lazer é constituído clientes mais velhos, cujo contingente está crescendo a medida que a populaçãoenvelhece e dispõe de tempo e inclinação para viajar.(...) (LOVERLOCK, C.; WRIGHT, L., 2001, P. 131)

(...) Ouvimos cada vez menos sobre Marketing de massa, fala-se mais em foco ou alvo. Poucas empresas de serviços podem sobreviver atendendo apenas um único seguimento, principalmente se possuem muitas capacidade de serviço. (...) (LOVERLOCK, C.; WRIGHT, L., 2001, P. 129)

Analisando as citaçõesde LOVERLOCK, Kotler e Keller, entende-se por publico alvo todos aqueles clientes que são fixos e também aqueles que são atendidos somente em temporadas, e, além disso, o publico alvo é definido certamente não só por um serviço que se presta, mas sim pela ampla gama de opções, ressaltando ainda que o público alvo atual deva ser mantido antes de desenvolver um público alvo novo, pois se corre orisco de encarecer seus serviços. Kotler e Keller ainda ressaltam a importância da escolha de mais de um segmento, para tal definem critérios que nos ajudam a escolher o público alvo, nos quais demonstram o que devemos levar em consideração para que a escolha do público alvo seja correta com os objetivos da empresa.

A opinião da Bluesky é que o público alvo está cada vez mais exigente, o...
tracking img