Limnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No Brasil as represas e açudes são formados principalmente pelo represamento de rios para atender os seguintes objetivos: abastecimento de águas, regularização de cursos, obtenção de energia elétrica, irrigação, navegação, recreação, entre outros. Os lagos artificiais brasileiros, formados por represamento de rios, recebem diferentes denominações, tais como: represas,reservatórios, açudes, etc., que nada mais são que sinônimos, uma vez que ecossistemas têm a mesma origem e finalidade.
A construção de represas constitui provavelmente, um dos mais expressivos exemplos de pressão e capacidade de interferência que o homem exerce sobre a natureza.
A construção de grandes represas no Brasil teve seu início em 1901, com a construção, em São Paulo, da represa Edgar deSouza, no Tietê.
Em conseqüência do desenvolvimento industrial e sócio-econômico do Brasil, foram construídas inúmeras barragens, cujo objetivo principal foi a geração de energia elétrica. A construção dessas barragens resultou na formação de um grande número de ecossistemas lacustres artificiais. Hoje se constata que muitos rios brasileiros tiveram grande parte de seu curso segmentado emrepresas, ou seja, transformados em lagos artificiais. Este fato é mais evidente nos rios do estado de São Paulo, notadamente o rio Grande (vide anexos, fig.1). Somente no estado de São Paulo existem mais de 55 represas de médio e grande porte que cobrem uma área de aproximadamente 5.500 km² (vide anexos, fig.2).
Dependendo de suas características hidráulicas, especialmente o tipo de tomada deágua da barragem, as represas apresentam grande instabilidade limnológica. Estes ecossistemas, por apresentarem baixo tempo de residência da água (tempo de permanência da água na represa), podem ser considerados na sua grande maioria, como um estádio intermediário entre um rio e um lago, ou seja, entre ambiente lótico e lêntico. Outra característica de represas é a grande variação de nível de águaque pode ocorrer por pouco tempo, em função das necessidades de uso da água de uma usina (vide anexos, fig.3).
Segundo PAIVA (1982), até 1980 o Brasil dispunha de cerca de 1.060 represas de médio e grande porte. Certamente este número é superior, pois muitas represas localizadas em áreas municipais e particulares não estão incluídas neste levantamento. Somente as 154 maiores represas ocupam umaárea superior a 18.970 km², sendo que somente uma das maiores, a represa de Sobradinho (rio São Francisco-BA), ocupa uma área de 5.190 km².
A construção de açudes no Nordeste brasileiro teve início no tempo do Brasil Império, com a criação do açude de Cedro (CE). Estes ecossistemas são de fundamental importância sócio-econômica na região Nordeste. Através de sua construção (grande número éformado por barragens de terra) é possível o armazenamento de água para fornecimento à população humana e de animais, regularização de cursos de água, a irrigação e o aumento da produção protéica da região, através da piscicultura. Apesar do problema da seca no Nordeste ser antigo, somente após o terrível período de seca de 1944/1945, que assolou a região, iniciou-se efetivamente a construção deaçudes. Segundo PAIVA (1982), até 1980 existiam no Nordeste cerca de 806 açudes, com área aproximada total de 4.500 km².
A construção de barragens, com conseqüente formação de grandes lagos artificiais, produz diferentes alterações no ambiente, não apenas o aquático, mas também no ambiente terrestre adjacente (Baxter, 1977). Estas modificações tanto podem ser benéficas como prejudiciais.Portanto, estudos sobre impacto de uma grande lago artificial poderá causar no ambiente são indispensáveis antes do represamento de um rio.
São inúmeros os efeitos negativos dos grandes lagos artificiais na região à montante e sobre o próprio ambiente aquático formado. Entre estes, destacam-se:
➢ Aumento da transpiração e/ou evapotranspiração, ocasionando alterações climáticas locais ou...
tracking img