Limites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CITAÇÕES DE IÇAMI TIBA
Hoje os grandes responsáveis pela educação dos jovens – na família e na escola – não sabem cumprir bem o seu papel. É a falência dos pais em casa, do professor em sala deaula e do orientador na escola.
Os jovens de hoje em dia estão sem noção de padrões de comportamento e limites, formando uma geração de príncipes e princesas com mais direitos do que deveres, maisliberdade que responsabilidade, mais “receber” que “dar” ou “retribuir”. Tais príncipes domésticos querem ser também príncipes sociais, mas acabam frustrados, pois as regras da sociedade são outras, muitodiferentes das criadas na família. As instituições de ensino, cuja tarefa é introduzir as crianças nas normas da sociedade, muitas vezes se omitem.
É essencial à educação saber estabelecer limites evalorizar a disciplina. E para isso é necessária a presença de uma autoridade saudável – sem culpas, com segurança e bom senso. Filhos precisam de pais para ser educados, alunos, de professores paraser ensinados. Estes podem até ser amigos, porém não mais amigos do que pais; não mais amigos do que professores.
Tiranas são as crianças que mandam e desmandam nos pais e avós e já querem mandartambém nos seus professores e funcionários da casa. Estes adultos, mesmo tendo poder, não têm autoridade, pois os pequenos tiranos não lhes obedecem. Acabam tomando o poder pela autoridade que lhes foiconferida pelos seus próprios pais.
- Fizerem tudo o que os filhos exigirem, por temor a perder o amor dos filhos.
- Negarem terminantemente o que os filhos querem, mas, cansados diante de tantainsistência deles, acabarem cedendo.
- Defenderem sempre os filhos contra todos, inclusive contra a escola, baseados somente no que eles dizem.
- Prometerem castigos e/ou consequências, e eles mesmosnão cumprirem.
Filhos sentem-se seguros e amados quando os pais tomam atitudes repreensivas ou aprovativas, porque nelas encontram referências. (do que é certo e o que é errado)
Os filhos deveriam,...
tracking img