Limites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSORA: WALBERLENA FONSÊCA. DISCIPLINA: HIGIENE INDUSTRIAL II. TURMA: SEGURANÇA DO TRABALHO. MÓDULO: III.

TEMA: LIMITES DE TOLERÂNCIA / INSALUBRIDADE / LEGISLAÇÃO.

MATERIAL RESUMO (Conteúdo deste material foi retirado de várias fontes bibliográficas, com a finalidade de oferecer suporte básico ao estudo da disciplina).

1. INTRODUÇÃO
A presença de agentes químicos, físicos oubiológicos no ambiente de trabalho oferecem um risco à saúde dos trabalhadores. Entretanto, o fato de estarem expostos a estes agentes agressivos não implica, obrigatoriamente, que estes trabalhadores venham a contrair uma doença do trabalho. Para que os agentes causem danos à saúde, é necessário que estejam acima de uma determinada concentração ou intensidade, e que o tempo de exposição a estaconcentração ou intensidade seja suficiente para uma atuação nociva destes agentes sobre o ser humano. Assim, torna-se muito importante fazer uma avaliação quantitativa do agente e também a avaliação do tempo real de exposição do trabalhador a este agente.

2. ANÁLISE DO AR
Sob o ponto de vista de patologia ocupacional, a nocividade dos aerodispersóides vai depender da sua qualidade e da sua quantidade naatmosfera dos locais de trabalho. A determinação das proporções desses poluentes em relação ao ar fazse necessária, para que se possa estabelecer o grau de perigo que os mesmos significam para as pessoas expostas. Essa determinação é feita através de análise das amostras de ar colhidas nos locais de trabalho.

3. CONCENTRAÇÃO
A higiene do trabalho utiliza um sistema especial de unidades pararepresentar as concentrações dos poluentes do ar. As matérias em forma de partículas tem as concentrações expressas em milhões de partículas por pé cúbico de ar (m.p.p.c.f.). Este é o caso das poeiras de sílica. Os materiais sólidos como os fumos metálicos, tem as concentrações expressas em miligramas por metro cúbico de ar (mg/m3). No caso de gases e vapores, as concentrações são indicadas empartes de gás por milhão de partes de ar (p.p.m). Se forem ultrapassados determinados limites de concentração de poluentes no ar dos locais de trabalho, este poderá representar sério risco profissional para a saúde dos trabalhadores. Procura-se corrigir o estado de poluição das atmosferas dos locais de trabalho estabelecendo padrões higiênicos do ambiente, também chamados concentrações máximaspermissíveis. Assim, Concentração Máxima Permissível, ou Limite de Tolerância - é a quantidade máxima de um certo poluente que possa estar presente no ar sem prejudicar a saúde de um trabalhador se este ficar exposto a mesma durante 8(oito) horas, por longos períodos de tempo.

4. LIMITES DE TOLERÂNCIA
Denomina-se “Limites de Tolerância” àquelas concentrações dos agentes químicos ou intensidadedos agentes físicos presentes no ambiente de trabalho, sob as quais os trabalhadores podem ficar expostos durante toda a sua vida laboral, sem sofrer efeitos adversos a sua saúde. Segundo a Norma Regulamentadora NR 15, entende-se por Limite de Tolerância “a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará danos à saúde dotrabalhador, durante a sua vida laboral“.

5. CONSIDERAÇÕES SOBRE LIMITES DE TOLERÂNCIA
Estes limites têm por objetivo garantir a proteção da saúde, mas o seu caráter não é absoluto, refletindo, unicamente, o estado em que se encontram em um dado momento da avaliação. Eles são baseados na melhor informação possível, proveniente da experiência industrial e de estudos experimentais com animais. Poristo podem ser modificados de ano para ano, conforme seja constatado que o limite, antes estabelecido, não está protegendo efetivamente o trabalhador. Os limites de tolerância representam um instrumento essencial no controle dos ambientes de trabalho, ajudando a eliminar os riscos provenientes da presença de agentes ambientais. Isto porque eles possibilitam a comparação dos resultados das...
tracking img