Limites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia: Pierre Bourdieu

Introdução.

A partir dos anos 60 deu uma resposta original e bem fundamentada para os problemas das desigualdades escolares. Essa resposta tornou-se um marco na história, não apenas da sociologia da educação, mas do pensamento e da prática educacional em todo o mundo.
E nesse trabalha iremos desenvolver os conceitos de Pierre Bourdieu que foi um autor polêmico eque sua obra compões de estudos e temas estudados em grandes detalhes e com muita profundidade.
Para a compreensão destes fenômenos sua longa linha de estudos e pesquisas desenvolveu alguns conceitos, os quais auxiliam em muito a compreensão de seus resultados de pesquisa.

Desenvolvimento.

Pierre Bourdieu foi um autor polêmico, mas incontestavelmente um dos mais competentes que o século20 conheceu. Sua obra, além de muito vasta se compõe de estudos e temas estudados em grandes detalhes e com muita profundidade. Denominado “O investigador das desigualdades nos ambientes pedagógicos”, foi um Antropólogo e sociólogo Francês. Vive na França entre 1930-2002.
Do ponto de vista da sua teoria sociológica, é correto afirmar que Bourdieu é o único autor que rompe com a influência doschamados "três clássicos" (Weber, Marx e Durkheim). Toda a sua teoria sociológica está apoiada na idéia de que nem o indivíduo nem a estrutura social se tomados isoladamente são suficientes para explicar a sociedade e os fenômenos que nela ocorrem.
Para a compreensão destes fenômenos sua longa linha de estudos e pesquisa desenvolve alguns conceitos-chave, os quais auxiliam em muito a compreensão deseus resultados de pesquisa, dentre eles:

a) Habitus: o habitus consiste em uma matriz geradora de comportamentos, visões de mundo e sistemas de classificação da realidade que se incorpora aos indivíduos (ao mesmo tempo em que se desenvolve nestes), seja no nível das práticas, seja no nível da postura corporal (hexis) destes mesmos indivíduos. Deste modo, o habitus é apreendido e gerado nasociedade e incorporado nos indivíduos. O habitus é um grande organizador de nossos hábitos, é o que dá sentido às nossas ações quando estamos em sociedade.

b) Campo: O conceito de campus complementa o de hábitus, pois para Bourdieu (2001) “o campus consiste no espaço em que ocorrem as relações entre os indivíduos, grupos e estruturas sociais, espaço este sempre dinâmico e com uma dinâmica queobedece a leis próprias”. Campus é o local em que as coisas acontecem em sociedade. Um exemplo disto é o fato de que a dinâmica de cada campo tem um tipo diferente de luta pelo poder neste mesmo campo.


c) Capital Cultural: O Capital Cultural tem a ver com aquilo que é apreendido no nível da cultura pelo indivíduo e que vai fazer com que este aprendizado possa gerar lucros em termos de sucesso nasociedade (especialmente na escola). O Capital Cultural é em boa parte herdado na primeira socialização familiar, o que explicaria, por exemplo, porque algumas crianças conseguem mesmo nos primeiros anos de escola um desempenho superior ao de outras sem terem, no entanto nenhum problema psicológico.
Favorece o desempenho escolar na medida em que facilita a aprendizagem dos conteúdos e códigosescolares.




d) violência simbólica: Criado com o objetivo de elucidar as relações de dominação que não pressupõe a coerção física ocorridas entre as pessoas e entre os grupos presentes no mundo social, a qual corresponde a um tipo de violência que é exercida em parte com o consentimento de quem a sofre.

A raiz da violência simbólica estaria deste modo presente nos símbolos e signosculturais, especialmente no reconhecimento da autoridade exercida por certas pessoas e grupos de pessoas. Deste modo, a violência simbólica nem é percebida como violência, mas sim como uma espécie de interdição desenvolvida com base em um respeito que "naturalmente" se exerce de um para outro. Como exemplo disto temos a atitude professoral, a qual pressupõe o uso legitimado de estratégias punitivas em...
tracking img