Limites e possibilidades de um pastor bivocacionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Rogério Rodrigues Ferreira

(1) Quais os limites e possibilidades para o pastor bivocacionado?
Ser pastor é um privilégio, pois é uma missão dada por Deus para realizar o trabalhomaravilhoso de apascentar ovelhas para o Sumo Pastor, Jesus. Não é algo que escolhemos por profissão, mas sim por vocação. O pastor é chamado por Deus, eleito para executar tamanho ofício. Seu dever éagradar aquele que o chamou para cuidar do aprisco. Obviamente, ele tem sua família pra cuidar, antes mesmo do povo da igreja. Seu sustento que recebe do ministério pode ser suficiente para manter suacasa permitindo exercer o pastorado em tempo integral, como pode não ser suficiente, forçando-o a trabalhar secularmente.
Importante saber, se um pastor trabalha em outro ofício por necessidadeou por desejo profissional. A primeira alternativa é mais comum e na maioria das vezes é por um tempo determinado, até que a igreja consiga dar um salário mais digno ao pastor e sua família. A segundaalternativa, entretanto, pode durar por muito tempo, pois o pastor não considera sua “chamada pastoral” exclusiva, podendo conciliar o pastorado com outro serviço durante todo o tempo do seuministério. Ambas são plenamente possíveis.
Os pastores bivocacionados enfrentam desafios inigualáveis. São chamados para pastorear igrejas pequenas, com poucos recursos. Muitas das quais estãoestagnadas ou em declínio. As principais limitações destes pastores é o tempo, pois o segundo trabalho requer muito das suas horas semanais, podendo inclusive trazer exaustão, além de ficar ausente emsituações emergenciais, podendo até mesmo criar conflitos com membros exigentes na hora de uma enfermidade ou mesmo durante o funeral de alguém. Se não souber administrar bem suas prioridades, pode perder aprodutividade no ministério. Porém, ele também terá possibilidades como profissional, que somente como pastor não teria, podendo aumentar seu circulo de relacionamento fora da igreja, tendo muito...
tracking img