Limites sem culpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUPEX – ACESSORIA UNIVERSITÁRIA PEDAGOGICA E EXTENSÃO

DESIRÊ LACERDA DE SOUZA

LIMITES SEM CULPA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Senso da AUPEX, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Séries Iniciais, Educação Infantil e Inclusão.

Prof. Orientador: Davi Valcarengui Bolzan

BENTO GONÇALVES
2012DESIRÊ LACERDA DE SOUZA

LIMITES SEM CULPA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Senso da AUPEX com requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Séries Iniciais, Educação Infantil e Inclusão, e aprovado pelos seguintes professores:

------------------------------------------------------------------------------------------------------


BENTO GONÇALVES
2012

RESUMO

Talvez não haja um tema tão importante para o desenvolvimento das relações sociais, do que discutir à construção dos limites. Tema que está em constante discussão devido a sua abrangência e a sua importância na vida das crianças. Assunto esse que nos remete a pensar e a analisar a influência que os limites exerce navida das crianças desde a mais tenra idade. Uma das maiores dificuldades na educação de uma criança consiste na tarefa de saber dosar amor e permissividade com limite e autoridade. Todos têm consciência da importância de impor limites, mas o fato de saber disso não é suficiente para fazer desta uma tarefa fácil. Os pais e professores frequentemente se deparam com muitas dúvidas: Estou agindocerto? Onde eu errei? Por que eles não me obedecem? A questão do limite no desenvolvimento de uma criança é muito mais complexa do que se imagina e são justamente os pais e os professores os grandes responsáveis pela sua adaptação crítica às regras sociais desse educando na sociedade atual.


PALAVRAS - CHAVE:
Limite, Educação Infantil, Criança.


INTRODUÇÃO

* O presente artigo tempor essência o enfoque principal refletir sobre a importância de se estabelecer na educação infantil e analisar a respeito da falta de limites e suas influências na vida de todos, como pais, educadores e principalmente da criança.
* A educação de crianças tem gerado inquietações na atualidade e observa-se que pais e professores demonstram dificuldades para delimitar seus papéis e ações no que serefere à colocação de limites.
* O limite serve para conter. Serve para formar uma barreira de proteção. É para isso que ele deve existir. As crianças estão sempre pedindo limites quer seja quando querem algo ou quando violam as normas e regras. Este é o jeito deles de saber até onde podem ir. Se o limite não lhes é dado, eles ficam sem parâmetros uma vez que, em sua grande maioria, ainda nãotêm maturidade suficiente para escolher o que é melhor ou não para si.
A aceitação de limites faz parte da construção de uma personalidade mais equilibrada e saudável. A criança precisa aprender a conviver socialmente, e precisa entender que vai ouvir não, e vai se frustrar, mas que isso faz parte da vida.
Os limites são tão importantes quanto à liberdade e fundamentais para o exercício dademocracia, em que os direitos de todos têm de coexistir. Os limites são importantes na formação da personalidade. Eles servem pra fazer a criança começar a entender que o mundo é de todos, não apenas dela.
Diariamente convivemos com crianças que não aprenderam a aceitar regras, limites e frustações. Família, escola e sociedade vivem o dilema do equilíbrio entre a rigidez completa e a tolerânciatotal. Ao mesmo tempo que não queremos criar crianças amedrontadas e passivas, também não desejamos ser responsáveis por uma geração marcada por indisciplina e desrespeito.
A questão do limite no desenvolvimento de uma criança é muito mais complexa do que se imagina e são justamente os pais e os professores os grandes responsáveis pela sua adaptação crítica às regras sociais desse educando na...
tracking img