LIMITES DO ACADEMIQU S

1666 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

LIMITES DO ACADEMIQUÊS
(FICHAMENTO)

LUIS CARLOS DOS ANJOS OLIVEIRA
1° Periodo do Curso de Ciências Contabéis
Português Instrumental
Professor: Ary Carlos

1. Limites do Academiquês

1.1. Crescimento da produção científica chama a atenção para os vícios e a pobreza de linguagem de muitos textos criados em universidades e instituições de ensino.
1.2. Segundo o estudo do professor Daniel Oppenheimer, há relação inversa entre a complexidade linguística de um texto acadêmico e a inteligência que ele assinala. Em outras palavras, as pessoas não confiam num autor ou cientista quando ele carrega um texto com palavras extravagantes.
1.3. “Qualquer coisa que torne um texto difícil para ser lido e compreendido, como palavras desnecessariamente longas ou estruturas rebuscadas, abaixará a avaliação dos leitores sobre o texto e seu autor", declarou na divulgação de seu trabalho.

2. Solene e esnobe

2.1 Ph.D. em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Stanford, Oppenheimer fez pós-graduandos americanos passarem por cinco experiências de interpretação de ensaios de Descartes, sumários de teses e resenhas acadêmicas, para concluir que se aumenta a complexidade do vocabulário de textos ensaísticos para dar a impressão da inteligência.
2.2 Mas palavras longas e eruditas demais fazem um autor parecer estúpido. Escritores que usam desnecessariamente palavras e estilos complicados são vistos como menos inteligentes do que aqueles que usam vocabulário básico num texto claro.

3. Equívocos

3.1. De acordo com Gilson Volpato, professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), muitos pesquisadores não dominam conceitos básicos da redação científica. Especialista em redação e publicação científica, ele lançou um dicionário crítico para redação científica em parceria com cinco colegas. Com definições de 750 termos de várias

Relacionados

  • Fichamento LIMITES DO ACADEMIQU S
    2690 palavras | 11 páginas