Limite de liquidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A consistência do solo está entre as características mais importantes nos estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo antes determinadas tensões e deformações. Segundo SOUZA & RAFFUL, 2000, grau de consistência do solo,, exerce considerável influência sobre o regime de água no mesmo, afetando a condutividade hidráulica e permitindo fazer-se inferências sobrea curva de umidade. O fator de consistência também é determinante na existência do solo à penetração e na compactação e seu conhecimento possibilita a determinação do momento adequado do uso de técnicas que favoreçam um bom manejo do solo, propiciando melhor conservação do mesmo, além de diminuir a demanda energética nas operações mecanizadas.
Desde os primórdios o solo tem sua importância para ahumanidade, pois é por meio do seu uso que residências e grandes palacetes foram erguidos. Desta forma, caracterizando cada povo por sua estrutura arquitetônica, materiais utilizados e forma de construção. Como é sabido, o peso de uma edificação é suportado e distribuído, através das fundações, pelo solo, o qual, dependendo de sua constituição, apresenta maior ou menor resistência. Assim também aconstrução, em função de seu maior ou menor peso, exigirá uma camada de solo com resistência compatível.
Dessa forma, o conhecimento obtido através de sondagens, do perfil geológico do terreno onde se pretende construir, é de fundamental importância para a escolha e dimensionamento da fundação. Os dados relativos a tal perfil, bem como às características da edificação, permitirão ao especialistaem mecânica dos solos, projetar a fundação - superficial ou profunda - dependendo da camada do terreno apta a suportar a carga. O correto conhecimento do solo é ainda de grande importância para que seja avaliada a oportunidade de execução de muros de arrimo e também, efetuados os escoramentos adequados, quanto à necessidade de escavações, evitando-se assim, os perigosos deslizamentos de terra.2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
* Determina o índice de plasticidade.

2.2 Objetivos Específicos
* Determinar a umidade do solo;
* Identificar a resistência do solo;
* Identificar o solo por meio do método tati-visual ;

3. REVISÃO DE LITERATURA
3.1 Definição do limite de liquidez
O Limite de Liquidez (wL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta comomaterial plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande. Segundo NBR-6459/ABNT.

3.1.1Composição mineralógica das argilas

A argila é a fração do solo, cujas partículas apresentam um diâmetro inferior a 0,002mm (NBR 7250) eque, em contato com a água, adquire plasticidade. A fração argila, no entanto, não é constituída só de partículas que apresentam plasticidade. É constituída de diversos tipos de partículas, que podem ser classificadas de acordo com a Tabela 01.

Substâncias inorgânicas | Argilo minerais |
| Minerais não argílicos | Hidróxidos de Fe e AlQuartzoMicasFeldspatosCalcita e dolomita |
Substânciasorgânicas | Vegetal (húmus)Animal (microorganismos) |
Tabela 01: Classificação em função do tipo de partícula (Lambe e Whittman, 1972).
Fonte: Apostila de mecânica dos solos.

A plasticidade de um solo é devida aos argilo-minerais, às micas e ao húmus existentes. O teor de argilo-minerais na fração argila dos solos é, quase sempre, muito superior aos de mica e de húmus e, portanto, o estudodos argilo-minerais deve merecer destaque.

3.1.2 Argilo-minerais

Os argilo-minerais são, fundamentalmente, silicatos hidratados de alumínio, que apresentam plasticidade, permuta catiônica, dimensões geralmente inferiores a 2 mícron e forma lamelar e alongada.
Os argilo-minerais compreendem uma grande família de minerais, que podem ser classificados em diversos grupos, conforme a estrutura...
tracking img