LIMITADORES DE TENSÃO COM DIODOS

1006 palavras 5 páginas
Coordenação de Engenharia
Elétrica

Laboratório de Eletrônica Analógica I

EXPERIÊNCIA Nº02- LIMITADORES DE TENSÃO COM DIODOS

Sorocaba / SP
Data: 23/08/2013
2.1 Objetivo

Familiarizar-se com circuitos limitadores de tensão, obtendo a curva característica transferência desses circuitos e verificar a forma de onda da tensão de saída produzida por esses circuitos.

2.2 Introdução

2.2.1 Circuitos limitadores
Circuitos limitadores ou também chamados de circuitos ceifadores de tensão são circuitos com diodos e outros dispositivos que limitam a tensão em um valor máximo pré-estabelecido.
Neste experimento foi ensaiados dois circuitos limitadores para obtenção da característica de transferência VoxVi e a partir dessa característica a forma de onda da tensão de saída para uma entrada conhecida.

2.2.2 Análise do circuito
A figura abaixo mostra um circuito limitador positivo de tensão:

Considerando o diodo como ideal, se a tensão aplicada à entrada é negativa, o diodo estará reversamente polarizado, funcionando como uma chave aberta. A tensão de saída Vo nessa condição será igual à tensão de entrada Vi.
Se a tensão de entrada Vi é positiva, menor ou igual a Vref, o diodo permanece polarizado reversamente e, portanto a tensão de saída Vo será igual a Vi .
Com a tensão de entrada Vi positiva e maior que Vref, o diodo ficará diretamente polarizado comportando-se como uma chave fechada, fazendo com que a tensão de saída Vo fique limitada ao valor de Vref.
A característica de transferência é mostrada a seguir, assim como a forma de onda da tensão de saída considerando uma tensão de entrada senoidal com Vmáx >Vref.

A figura abaixo mostra um circuito limitador negativo de tensão.

Invertendo a polaridade da tensão da fonte Vref, se a tensão aplicada à entrada é positiva ou zero, o diodo permanecerá diretamente polarizado, funcionando como uma chave fechada. A tensão de saída Vo nessa

Relacionados

  • Dicionário engenharia
    29282 palavras | 118 páginas
  • Dícionario técnico para engenheiros
    41890 palavras | 168 páginas
  • Dicionário técnico
    41844 palavras | 168 páginas
  • Dicionario técnico
    42240 palavras | 169 páginas