Limitadores de tensão

CIRCUITOS LIMITADORES DE TENSÃO

O limitador é um circuito que, como o próprio nome diz. Tem como o objetivo limitar a tensão e saída do circuito num valor predeterminado podendo ser negativo,positivo e ambos.

O LIMITADOR POSITIVO

Na figura 1, observa-se um limitador positivo, um circuito que corta uma parte da tensão positiva do sinal. Conforme a figura a tensão de saída todos ossemiciclo positivos ceifados. O circuito funciona como segue: durante o semiciclo positivo da tensãode entrada, o diodo conduz. Idealmente, a tensão na saída é zero, para uma segunda aproximação, elaé de aproximadamente 0,7 V.

O limitador positivo
Durante o semiciclo negativo, o diodo está reversamente polarizado eaparece como uma chave aberta. Na maioria dos limitadores, o resistor decarga RL é pelo menos 100 vezes maior que o resistor em série, R. Por essa razão, a fonte é quase ideal e o semiciclo negativo aparece na saída.
A figura 1 mostra a forma de onda de saída. O semiciclopositivo foi ceifado. O ceifamento não é perfeito. Para uma segunda aproximação, um diodo de silício em condução tem uma queda de aproximadamente 0,7V. Como os primeiros 0,7V são usados para vencer abarreira de potencial, o sinal de saída ceifado próximo de +0,7V em vez de 0 V.
Se inverter a polaridade do diodo na figura 1, obterá um limitador negativoque corta o semiciclos negativos. Nessecaso, o nível de ceifamento ficará próximo de -0,7 V.


LIMITADOR POLARIZADO
Com o limitador polarizado da figura 2, podemos mover o nível de ceifamento para um valor V +0,7V. Quando a tensão deentrada for maior que 0,7V, o diodo conduz e a saída é mantida em V +0,7V. Quando a tensão de entrada for menor que V +0,7V, o diodo abre o circuito passa a ser um divisor de tensão. Como antes, aresistência da carga deve ser muito maior que a resistência em serie, portanto, a fonte é quase ideal e toda tensãode entrada aparece na saída.

O limitador positivo polarizado
Podemos combinar...
tracking img