Light steel framing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO APLICADO III
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Light Steel Framing

CURSO: Engenharia Civil Professor PA: Davidson Andreoni Rocha
Andréia Rocha, Bruno Valadares, Frederico Guimarães, Giovanna Alves, Júlio César, Láisa Martins, Marcella Leite, Stener Marcelo





Resumo: O objetivo desse trabalho é estudar as características dosistema estrutural denominado Light Steel Framing, tais como: redução de cargas nas fundações, economia e rapidez na execução, sustentabilidade, facilidade na manutenção, visando os princípios da construção enxuta. O processo da construção civil convencional está sujeito a várias patologias e improdutividade na execução de uma obra. O sistema Steel Framing apresenta-se como uma das opções viáveis denovos sistemas construtivos que gradativamente vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Palavras-chave: Light Steel Framing, Construção a seco, Sistema Construtivo, Sistema Estrutural.

1. Introdução

O atual cenário econômico brasileiro mostra-se bastante favorável ao setor da construção civil. No entanto, fortes investimentos em um determinado setor implicam em aumento daconcorrência entre as empresas e, consequentemente, em desafios determinantes para a sobrevivência das mesmas. A lucratividade torna-se decorrente da capacidade das construtoras em racionalizar o processo produtivo, reduzir custos, aumentar a produtividade e satisfazer a exigências do cliente [1].
Visando atender à enorme demanda habitacional no Brasil, a indústria da construção civil passa por umprocesso de substituição de tecnologias construtivas usuais, como as alvenarias de vedação e estrutural, por tecnologias construtivas alternativas, como paredes de concreto e Light Steel Framing. Entre os principais fatores que favorecem tal tendência, pode-se citar: o alto custo e a escassez de mão-de-obra especializada, a necessidade de se minimizar o tempo de execução das obras, a busca por maiorsustentabilidade no setor da construção civil, uma vez que ele é responsável pela extração de grande parte dos recursos naturais não renováveis do planeta.
A partir século XX, nos Estados Unidos, como evolução do Wood Framing, que utiliza perfis de madeira para fins estruturais, surge as estruturas de perfis de aço galvanizado, que associadas a elementos de vedação industrial, como placascimentícias, drywall e OSB (Oriented Strand Board), foram denominadas Steel Framing. Pode-se relatar dois conceitos básicos em relação ao sistema Light Steel Framing. São eles: Frame, que é o esqueleto estrutural que dá forma e suporta a edificação, composto de elementos leves; e Framing, que é o processo utilizado para vincular esses elementos [2].
O texto irá apresentar maiores detalhessobre o sistema estrutural Light Steel Framing, bem como compatibilizações com outros projetos e algumas comparações com sistemas estruturais convencionais no Brasil.

2. Revisão Bibliográfica

2.1 Tipos e dimensões de peças metálicas

O elemento fundamental da tecnologia Light Steel Frame é o perfil metálico. Ele pode ser encontrado em diversas composições e geometrias no mercado. Hánormas específicas para cada tipo de aço (chapa de aço de alta resistência zincada, chapa de aço-carbono zincada, chapa de aço lisa revestida com liga alumínio-zinco, entre outros). Sendo que o processo utilizado na fabricação é contínuo e por imersão à quente. No que se diz respeito à geometria dos perfis deve-se seguir as determinações da NBR 6355. Ver na Figura 1(anexos).

2.2 Tipos de placas echapas para fechamento vertical


Nacionalmente os produtos mais usados para fechamento são: as placas de OSB, as placas cimentícias e o gesso acartonado, este somente para ambientes internos.
Painéis de OSB: podem trabalhar como diafragmas rígidos quando aplicados a painéis estruturais e lajes de piso. Sem função estrutural podem ser aplicados em paredes externas ou internas,...
tracking img