Light steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura e Urbanismo

Ana Carolina Diefenthaeler dos Santos Barbara Salvalaggio Avaliação Prática Supervisionada SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING Keller Göttsche Gomes da Silva Caxias do Sul 2012

SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING
Relatório Técnico apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG como parte das exigências do Curso de Arquitetura e Urbanismo para a disciplina deMatemática Aplicada.

RESUMO
Dentro do contexto do avanço da construção civil e das demandas de habitação no país, a utilização de sistemas industrializados como Light Steel Framing (LSF) surge como estratégia para suprir o desenvolvimento do setor e o constante crescimento do déficit habitacional, uma vez que representa maior rapidez de execução com perdas mínimas; menor emprego demão-de-obra em cada construção e consequente aumento de produtividade e especialização. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma solução mais satisfatória para as habitações populares utilizando o sistema LSF.

INTRODUÇÃO
A pesquisa apresenta a experiência desenvolvida através da execução de um protótipo em escala real da solução proposta para uma habitação de interesse social, tendo comoobjeto de estudo uma residência mínima indicada pela Caixa Econômica Federal (CEF). São discutidos aspectos relevantes para evidenciar a viabilidade técnica e econômica da solução LSF, como os ganhos de prazo, a possibilidade de execução de maior quantidade de moradias com a mesma força de trabalho, a capacidade do sistema de se adaptar a diversas tipologias, além da oportunidade de capacitação damão-de-obra para este novo patamar da construção civil.

SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAMING

O Light Steel Framing é um sistema construtivo auto-portante, composto por vários componentes industrializados que possibilitam uma construção com rapidez de execução e precisão. Caracterizado por um esqueleto estrutural composto por perfis leves de aço galvanizado, que tem a função de atender asnecessidades de cada edificação e, em conjunto com os outros elementos estruturais, distribuir uniformemente as cargas para as fundações (RODRIGUES, 2006). Os perfis são utilizados na composição de painéis estruturais de paredes, vigas de piso, vigas secundárias, treliças, tesouras de telhado, entre outros componentes.

Essa modulação visa à otimização dos custos, permitindo o controle deutilização e a minimização de desperdício dos materiais.

Figura 1 – Detalhes da montagem de estruturas de Light Steel Framing Fonte: Flasan, 2009.

Os produtos mais utilizados como acabamento para o LSF, no mercado nacional, são: a placa de OSB (combinado a argamassa, EIFS ou siding), a placa cimentícia e o gesso acartonado. A infinidade de combinações e arranjos conseguidos através do LSF permiteuma grande flexibilidade, nas mais variadas linguagens arquitetônicas.

Figura 2 – Montagem de edificações com LSF Fonte: www.lpbrasil.com.br

Figura 3 – Estruturas metálicas de LSF Fonte: www.lpbrasil.com.br

SISTEMA CES
O LSF é um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável. É amplamente utilizado em países desenvolvidos como Estados Unidos eCanadá, aonde mais de 90% das casas são construídas neste sistema que é tão resistente quanto o concreto. Extremamente flexível, permite a utilização de qualquer tipo de acabamento exterior e interior, pode ser aplicado em qualquer estilo arquitetônico e é indicado tanto para edificações uni familiares de pequeno ou médio porte como para construções multifamiliares e em altura de até cincopavimentos.

Principais características da construção: • • Energitérmica: pelo ótimo desempenho térmico da edificação e pelo ganho na economia de energia o processo construtivo.

Sustentável: devido ao uso de materiais ecológicos, como o OSB, ótimo desempenho térmico e acústico, redução do desperdício de materiais, menor geração de resíduos (menos de 1%), redução de consumo de água e baixa...
tracking img