Ligau00E7oes Intermoleculares

1593 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

As forças intermoleculares são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas. O termo ligação intermolecular também é seguidamente usado, mas não é adequado pois as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, que são forças intramoleculares. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha.
A atração global entre as moléculas pode ter contribuições de mais do que um tipo de interação, dependendo do estado físico da substância, da natureza das ligações químicas e dos elementos presentes.

1-FORÇAS INTERMOLECULARES

As forças atrativas responsáveis pelo fenômeno físico-químico da adesão são as forças fundamentais da natureza que unem átomos para formarem moléculas, e moléculas para formarem líquidos ou sólidos. Estas forças quando atuam entre dois substratos, permitem a adesão de ambos.
As forças intermoleculares são responsáveis pelo comportamento não ideal dos gases, gerando forças atrativas entre as moléculas. Explicando a existência dos estados condensados da matéria liquido e solido. O fato de um liquido ou sólido precisarem receber uma energia para mudar o seu estado físico indica, sem duvida, a existência de ligações entre as moléculas.
Para que haja a compreensão dos pontos de fusão e ebulição da matéria é necessário conhecer a natureza da atração intermolecular e os fatores que interferem na intensidade dessas forças, como as forças de VAN DER WAALS( dipolo-dipolo,dipolo-dipolo induzido e forças de dispersão), e as PONTES DE HIDROGÊNIO(dipolo-dipolo particularmente forte).

2-FORÇAS DE VAN DER WAALS

Estudando o comportamento dos gases, em 1873, o físico holandês Van der Waals sugeriu que poderiam existir atrações e repulsões entre moléculas. Essas interações são de natureza elétrica e ocorrem quando há cargas elétricas nas

Relacionados