Ligas nitinol

Páginas: 4 (835 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
MECANISMO PARA COLETA DE FLUIDOS EM AMBIENTES DE TEMPERATURA ELEVADA

Análise da Viabilidade de Utilização de Atuadores com Memória de Forma em Mecanismos de Acionamento Termo-Mecânico

PabloOsain Chaar, Juan Alberto Wisniewski, Fernando José de Medeiros Neto

1.0 INTRODUÇÃO E INTERESSE PELA PESQUISA

A descoberta das propriedades das ligas com memória de forma ou SMA´s (Shape MemoryAlloys) se deu na década de 60, e sua principal característica é a de recuperar sua forma mesmo depois de severamente deformadas. Suas primeiras aplicações foram conhecidas com a descoberta das ligasNi-Ti, compostas principalmente de Niquel e Titânio, ou ligas nitinol como também são chamadas.

Os principais materiais inteligentes conhecidos pelo homem nos dias de hoje são as cerâmicaspiezoelétricas, os materiais magneto-estrictivos, os fluidos eletro-reológicos e as ligas com memória de forma. Esta ultima vem recebendo um grande enfoque e tem atraído pesquisadores nas ultimas décadas,sendo aplicada principalmente como atuadores ou sensores.

Com o surgimento da medicina moderna e da necessidade de mecanismos mecânicos inteligentes, o leque de utilização destes tipos demateriais foi largamente expandido. Suas aplicações também contemplam o campo da aeronáutica, robótica, odontologia e indústria naval.

2.0 PROBLEMÁTICA

Pesquisas recentes alertam sobre acontribuição de vulcões submarinos para a emissão de gases do efeito estufa e para o aquecimento global. Diferentemente dos vulcões de superfície terrestre, ao invés de larva fogo, ao entrar em erupçãoos vulcões submarinos liberam muito lodo e gás. Gás este composto na sua maior parte por metano, que se dissolve na água e tem uma parcela convertida em dióxido de carbono (CO2).

Vulcões destetipo têm seu próprio ecossistema, composto por microorganismos arcaicos e pouco conhecidos, que se alimentam do metano emitido e, por sua vez, servem de alimento para outros invertebrados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nitinol
  • ligas
  • Ligas
  • a liga
  • ligas
  • LIGA
  • A liga
  • ligas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!