Ligas metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
TECPUC
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA

GABRIEL JOSÉ NASLANIEC
MÁRCIO ALEXANDRE LEMOS

LIGAS METÁLICAS

CURITIBA
2013
GABRIEL JOSÉ NASLANIEC
MÁRCIO ALEXANDRE LEMOS

LIGAS METÁLICAS
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Quimica Geral, Curso técnico de Química, da Pontíficia Universidade Católica do Paraná
Professora Karen MiikeCURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – LIGAS METÁLICAS
2.1 – O QUE SÃO?
2.2 – COMO OCORREM?
2.3 – QUAIS SÃO SUAS PROPRIEDADES?
2.4 – COMO SÃO FEITAS?
4 – CONCLUSÃO
5 – REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO
Este trabalho irá tratar sobre Ligas Metálicas. As ligas metálicas, atualmente, tem uma grande participação em nosso cotidiano, elas podem ser encontradas em diversos lugares emnosos dia a dia, e neste trabalho, será discutido um pouco sobre suas propriedades e funções.

LIGAS METÁLICAS

O que são?
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles émetal.

Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.

As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala.São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semi-metais (boro, silício,arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo).

É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.

Como ocorrem?
É a ligação química que ocorre nos METAIS e nas LIGAS METÁLICAS. Devido osmetais apresentarem baixa energia de ionização e alta eletro positividade, possuem grande facilidade em perder elétrons da sua camada de valência, formando cátions. Na Ligação Metálica temos uma quantidade muito grande destes cátions envolvidos por uma quantidade enorme de elétrons livres. Dizemos que os cátions estão envolvidos por um "MAR DE ELÉTRONS
Os átomos, na estrutura cristalina dometal, encontram-se num estado ionizado e os elétrons de valência desloca formam um mar de elétrons, ocorrendo assim uma atração mútua.

A ligação metálica é uma ligação química que ocorre em metais e ligas metálicas. Considera-se que os átomos da estrutura cristalina do metal se encontram num estado ionizado (cátion) e que os elétrons de valência (freqüentemente também designados por elétronslivres) se encontram desloca, formando aquilo que se designa por mar de elétrons. A ligação metálica resulta assim através das interações eletrostáticas atrativas entre os íons positivos e os elétrons desloca (figura acima).

A idéia da formação do mar de elétrons foi proposta, em 1900, pelo físico alemão Paul Drudge. Neste modelo, os elétrons de valência apresentam uma elevada mobilidade,não se encontrando ligados a nenhum átomo em particular. A formação do mar de elétrons é explicada pela baixa energia de ionização e baixa eletro negatividade dos metais que facilmente podem formar íons Mn+. Deste modo, os elétrons de valência destes elementos facilmente se podem desloca, criando assim um conjunto de elétrons livres. Porém, esta teoria é uma modelo simplificado que apenas...
tracking img