Ligas metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGAS METÁLICAS
São divididas em duas classes:
Ferrosas – São aquelas em que o ferro é seu principal constituinte. (Aços e Ferro Fundido)
Não Ferrosas – Não possuem ferro na sua constituição. (Alumínio, Cobre, Zinco)
FERROSOS
AÇOS- Baixo Carbono,Médio Carbono,Alto Carbono.
Ligas de Fe-C que podem conter grandes concentrações de outros elementos de liga:De diferentes composições;Tratamentotérmico.As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de carbono que é normalmente menor do que 1,0% em peso.Os mais comuns são classificados de acordo com a concentração de carbono.Existem sub-classes de cada grupo segundo a concentração de outros elementos.
Aços-carbono comuns possuem concentrações residuais de impurezas outras que não o carbono.Para aços-liga elementos de liga são adicionadosespecificamente.
Baixo-carbono que contém menor de 0,25% de carbono (em peso), não responde a tratamentos térmicos. O endurecimento é realizado a frio. Sua micro-estrutura é composta de ferrita e perlita.São ligas de características mácias e fracas. Possuem grande ductibilidade e tenacidade.Baixo custo de produção e são usináveis e soldadáveis.São aplicados normalmente em:Automóveis(carrocerias),Estruturas (vigas I, cantoneiras U e L),Chapas para tubulações,Latas de estanho
Outro grupo de aços de baixo-carbono são os chamados aços de baixa-liga e alta resistência mecânica (HSLA). Eles contêm outros elementos de liga tais como cobre, vanádio, níquel e molibdênio, em concentrações combinadas de até 10% em peso, o que confere ao aço maior resistência mecânica do que os aços debaixo-carbono. Podem ser endurecidos por tratamento térmico, fornecendo resistência à tração maior que 480 MPa.São ductéis, conformáveis e usináveis.Em atmosferas normais os HSLA são mais resistentes à corrosão do que aços-carbono comuns.Usados em: Pontes, Torres, Colunas , Vasos de Pressão.
AÇOS MÉDIO CARBONO
São aços cuja concentração de carbono em peso varia de 0,25% a 0,60%.Pode ser tratadotermicamente por austenização, têmpera e a seguir renevimento para melhorar suas propriedades mecânicas. São muitas vezes utilizados na condição revenida, tendo microestruturas martensita revenida.
Revenimento – Tratamento térmico utilizado no aço para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera, sendo portanto, aplicado após ela.
- Aços de médio-carbono têm baixa temperalidade e só podem sertratados termicamente com sucesso em seções muito finas e com taxas de resfriamento muito grandes.Adição de cromo, níquel e molibdênio, melhoram a capacidade destas ligas serem tratadas termicamente, dando origem a uma variedade de combinações de resistência mecânica e ductibilidade.As ligas tratadas termicamente são mais fracas do que os de baixo-carbono, mediante um sacrifício da ductibilidade eda tenacidade.
Ex.: Aços usados em máquinas.
AÇOS DE ALTO CARBONO
Aços que contêm usualmente cromo, vanádio, tungstênio e molibdênio.Estes elementos se combinam com o carbono para formar compostos de carboneto muito duros e resistentes ao desgaste. São utilizados como ferramentas de corte e matrizes para transformação de materiais (facas, navalhas, lâminas de serra, molas e fios de altaresistência mecânica).

AÇOS INOXIDÁVEIS
São muito resistentes à corrosão numa variedade de ambientes, principalmente o atmosférico.O elemento de liga que predomina é o cromo, com concentração mínima de 11% em peso.A resistência à corrosão pode ser aumentada pela adição de níquel e molibdênio.
AÇOS INOXIDÁVEIS
Com base na fase predominante constituinte da micro-estrutura
Martensítico São os capazesde ser termicamente tratados de forma que a martensita é o micro constituinte principal.
Ferríticos São compostos pela fase ferrita-alfa (ccc).
Austenítico São os mais resistentes à corrosão por conta dos altos teores de cromo e das adições de níquel, sendo este tipo de aço o mais produzido.
CARACTERÍSTICAS Aços inoxidáveis martensíticos e ferríticos são magnéticos. Os austeníticos não...
tracking img