Ligas metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ligas metalicas

As ligas metálicas nada mais são do que a união de dois ou mais metais, podendo até apresentar semimetais e não-metais, mas sempre compredominância dos elementos metálicos.
Geralmente, as ligas metálicas são preparadas da seguinte forma:
Primeiramente aquece os metais juntos até suafusão completa, e depois os deixa esfriar até ficar sólido novamente.
As ligas metálicas apresentam uma propriedade física e química muito diferente doselementos com que ela é formada, pois, temos que levar em consideração vários fatores, como por exemplo: a quantidade e as propriedades de cada elementoutilizado para formar a liga, a estrutura da liga, entre outros fatores.
Os tratamentos que a liga sofre também variam suas propriedades, como, por exemplo,aquecimento seguido de resfriamento, martelamento, laminação.
O aquecimento seguido de um resfriamento rápido ou lento altera todas as propriedades da ligametálica.
As ligas metálicas têm mais aplicações práticas que os próprios metais puros, e podemos dizer que este fato vem delas ter uma grande capacidade deter suas propriedades alteradas.
Veremos agora algumas ligas metálicas muito utilizadas:
- Aço comum: é uma liga de ferro com 0,1 a 0,8% de carbono. Elapossui uma resistência á tração maior do que o ferro puro.
- Aço inoxidável: como o próprio nome diz esta liga não oxida, portanto não enferruja comoocorre com o ferro e o aço comum.
- Bronze: é uma liga de cobre e estanho.
Fontes
Feltre, Ricardo – 6.ed. – São Paulo: Moderna 2004 – v.1. Química Geral.
tracking img