Ligas metalicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
centro de educação profissionalizante
IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA


PAOLA NADOVICH
ANTONIO CÉSAR DE GODOI










LIGAS METÁLICAS














CURITIBA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 02
LIGAS METÁLICAS 03
ALGUNS EXEMPLOS DE LIGAS METÁLICAS 04
Ligas de Cobre 04
Latão 04
Ligas de Mercúrio 04
Amálgama Odontológica 05
Ligas de Ouro 05
Ouro18 quilates 05
Ligas de Ferro 06
Ligas de Aço 06
Ligas de Aço Inoxidável 06
Ligas de Níquel 07
Ligas de Bronze 07
Estanho 10
CONCLUSÃO 14
REFERENCIAS 15
. Introdução

Os metais possuem propriedades características, como a dureza, a condutividade térmica e elétrica, que podem apresentar algumas alterações de metal para metal. Apesar disso, nem sempre existe um metal que na suaforma pura, apresente as características exatas pretendidas para uma determinada aplicação. Poucos metais são assim utilizados no seu estado puro, recorrendo-se na grande maioria das vezes às ligas metálicas.


Os principais responsáveis pelo consumo dos metais e das ligas metálicas destacam-se as indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais e da construção civil, assim como pelossetores da eletrônica e da comunicação. O consumo e a utilização desses materiais na Medicina e na produção de ornamentos também são significativos, fazendo com que os metais e as ligas metálicas sejam extremamente fundamentais na nossa sociedade.

ligas metálicas

Ligas Metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominânciados elementos metálicos.
Podemos ainda dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações práticas que os próprios metais puros. Exemplos:
• o aço é uma liga de ferro e carbono;
• o aço noxidável, além de ferro e carbono, contém também níquel e cromo;
• o bronze é uma liga de cobre e estanho;
• o latão é uma liga de cobre e zinco;
As ligasmetálicas são preparadas, em geral, aquecendo-se conjuntamente os metais, até sua fusão completa, e depois deixando-se esfriar e solidificar completamente.
As propriedades físicas e químicas das ligas metálicas podem ser muito diferentes das propriedades dos elementos que lhes deram origem. Isso vai depender de muitos fatores, como: os próprios elementos que formam a liga; a proporção em queeles estão misturados; a estrutura cristalina da liga(soluções sólidas, cristais separados, compostos intermetálicos ou misturas desses três tipos; o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos assim formados, e até mesmo dos tratamentos que a liga venha a sofrer, como, por exemplo, martelamento, laminação, trefilacão e vários tipos de tratamento térmico(que consistem num aquecimento da liga,seguido de um resfriamento mais ou menos rápido). Na verdade esses tratamentos térmicos alteram as propriedades das ligas metálicas porque alteram o tamanho e a arrumação dos cristais microscópicos que as formam. Mas é exatamente a possibilidade de ter as suas propriedades tão alteradas que faz com que as ligas metálicas tenham ampla aplicação prática.




Alguns exemplos de ligasmetálicas

Ligas de Cobre
O cobre puro é um material de coloração avermelhada, dúctil e maleável. Contudo, se lhe juntarem diversos elementos, podem-se obter ligas com propriedades muito valiosas, denominadas ligas de cobre.


Latão


É uma liga metálica de cobre e zinco (3% a 45%) de cor amarelo metálico, semelhante à do ouro, podendo ter pequenas quantidades de outroselementos, como alumínio, o estanho, o chumbo, ou arsênio, o que amplia algumas características da liga.


Composição: Cu (67%), Zn (33%).


Principais características:
• Altamente resistente a corrosão;
• Mais forte, mais duro e mais resistente que o cobre puro;
• Excelente acabamento;


Aplicações:
• Armamento
• Jóias...
tracking img