Ligas metalicas ferrosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIGAS METÁLICAS FERROSAS

Ligas metálicas é a união de dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um seja metal. Essa união dá origem a um material com propriedades metálicas. As ligas muitasvezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros. Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, já uma liga de ferro, carbono, cromo e níquel tem como propriedade principal não enferrujar, ouseja, é uma liga de aço inoxidável.
Além de ser superior às propriedades de um metal puro, outro fator que influenciou de modo muito significativo para a criação das ligas metálicas foi o valor, jáque uma liga metálica tem um preço bem inferior ao do metal puro.
As ligas metálicas possuem diversas finalidades. Praticamente todos os tipos de indústria as utilizam, destacando-se dentre elas aindústria aeronáutica, automotiva, construção civil e petroquímica. Essa ultima contribui muito para a criação e desenvolvimento de ligas, uma vez que tem como característica um processo muito agressivo,contínuo e perigoso o que exige materiais mais confiáveis, resistentes e baratos e todas essas características são encontradas nas ligas metálicas.
Sabendo que as ligas metálicas são dividas emferrosas e não ferrosas, neste trabalho será considerado apenas as ligas metálicas ferrosas.
Ligas ferrosas são ligas que possuem como elemento principal da sua constituição o ferro (Fe), por esse motivopossuem uma tendência maior a sofrer corrosão. Dentre as ligas metálicas, as ligas ferrosas são as mais utilizadas, devido sua facilidade de obtenção e versatilidade, no sentido em que elas podem seradaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas.Suas limitações devem-se à densidade relativamente elevada,condutividade relativamente baixa e baixa resistência àcorrosão.
Divisão das ligas ferrosas de acordo com o teor de carbono:

Os aços possuem teor de carbono inferior a 2,11%C. Logo, os ferros fundidos possuem valores superiores de carbono.
A principal...
tracking img