Ligas camponesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Ligas Camponesas
As ligas camponesas eram organizações dos camponeses do Sertão Pernambucano. Seu principal objetivo era lutar pela reforma agrária. O mais conhecido líder das ligas foi FranciscoJulião Arruda de Paula.

Foi o movimento mais importante pela reforma agrária no Brasil até o Golpe de 64
A origem das Ligas remonta às antigas Ligas Camponesas da década de 1930, originárias daação do Partido Comunista do Brasil no campo. Com a ilegalidade do Partido Comunista esses embriões das ligas foram aos poucos dissolvidas.
Na década de 1950 houve uma refundação das LigasCamponesas, com alcance em vários estados brasileiros.
Em 1954, formou-se no engenho Galiléia, na cidade de Vitória de Santo Antão, a Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco (SAPPP), comtrês fins específicos:
auxiliar os camponeses com despesas funerárias — evitando que os falecidos fossem literalmente despejados em covas de indigentes ("caixão emprestado");
prestar assistênciamédica, jurídica e educacional aos camponeses;
formar uma cooperativa de crédito capaz de livrar aos poucos o camponês do domínio do latifundiário.
A SAPPP, a princípio, aceita o apoio do proprietário doGaliléia e o convida para assumir um cargo de honra dentro do movimento.
A imprensa rapidamente chamou a SAPPP de "liga", em associação aos movimentos da década de 1940. Em 1959 a SAPPP conseguiu adesapropriação do engenho. Enquanto isso, o movimento espalhava-se pelo interior do estado, e a vitória dos galileus estimulou bastante as lideranças camponesas a sonhar com uma reforma agrária. Noinício da década de 1960, as ligas já se espalhavam por 13 estados brasileiros, atigindo repercussão nacional e internacional.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de...
tracking img