Liga leves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra da reconquista
Guerra da reconquista
A Reconquista (também referenciada como Conquista cristã) é a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes durante a invasão muçulmana da Península Ibérica.
Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onderesistiram muitos refugiados; aí surgiria plágio (ou Peleio) que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido.
A guerra tinha um objetivo: reapoderarem-se das terras e de tudo o que nelas existia. A ocupação das terras conquistadas fazia-se com um cerimonial: uma cor nu ET alede de rege, isto é, com o toque das trombetas eo estandarte desfraldado.
A ideia de guerra santa, pela cruz cristã, só veio a surgir na época das Cruzadas (1096). A reconquista de todo o território peninsular durou cerca de oito séculos, só ficando concluída em 1492 com a tomada do reino muçulmano de Granada pelos Reis Católicos. Em Portugal, a reconquista terminou antes com a conquista definitiva de Silves pelas forças de D. Afonso III, em 1253. Mais tarde,a expansão marítima portuguesa, precedida pela conquista das praças africanas foi considerada, em parte, como uma continuação da Reconquista.
O início da formação de Portugal nos remete à situação da península Ibérica no século VII. Desde 624, a península Ibérica era dominada pelos visigodos, povo germânico que se convertera ao cristianismo no século VIU. Em 711, a península foi conquistadapelos muçulmanos.
 
Os cristãos, entretanto, mantiveram sob controle a região das Astúrias, futuro reino de Leão, de onde partiram para a reconquista do território perdido. O movimento de reconquista só tomou corpo a partir do século XI, com a formação dos reinos cristãos de Leão, Castela, Navarra e Aragão.

No reinado de Afonso VI (1069-1109), rei de Leão e Castela a partir de 1072, dois nobresfranceses, Raimundo e Henrique de Borgonha, destacaram-se na luta contra os mouros. Como recompensa, receberam as filhas de Afonso VI em casamento e terras como dote.

Invasão árabe e reconquista da península Ibérica, As origens do Estado português estão intimamente ligadas à Guerra de Reconquista. Desde o século VII, os árabes estavam envolvidos em uni movimento de expansão inspirado pelareligião maometana ou muçulmana. Em 711 (século VIII), provenientes do norte da África, invadiram a península Ibérica, conquistando toda a parte sul. Os cristãos mantiveram a região das Astúrias, futuro reino de Leão. Apesar das várias tentativas d recuperação do território pelos cristãos, a reconquista só tomou corpo e se iniciou efetivamente a partir do século XI, com a formação dos reinos cristãos deLeão, Castela, Na varra e Aragão.
Formação D.C. Portugal. Portugal nasceu em meio à guerra contra os novos*, que adquiriu feição de cruzada. Por essa razão, muitos nobres, principalmente franceses, participaram da luta, auxiliando os reis cristãos. No reinado de Afonso VI rei de Leão, dois nobres franceses, Raimundo e Henrique de Borgonha, receberam do rei, como recompensa pelos seus serviços, assuas duas filhas em casamento e terras como dote. Raimundo recebeu a mão de Dona Urra Ca e o condado de Galesa, ao norte do rio Moinho. Henrique casou-se com Dona Teresa e recebeu o condado Portucalense, ao sul do mesmo rio.

Com o recebimento das terras, Raimundo e Henrique tornou-se vassalos do rei Afonso VI de Leão. Desde muito cedo o condado Portucalense apresentou tendências separatistas.Com a morte de D. Henrique, sua mulher Dona Teresa lutou pela independência. O seu filho D Afonso Henriques, que apoiou a mãe nessa luta, foi o fundador do reino de Portugal, em 1139, e o seu primeiro rei. O reino de Portugal foi posteriormente reconhecido por Afonso Voll. de Leão e pela Igreja, que santificou o rei com o nome de D. Afonso um, dando início à dinastia de Borgonha.
A dinastia...
tracking img