Liga es Interat micas e Intermoleculares

344 palavras 2 páginas
Grupo: Alan, Bruna M, Janaina, Jessica e Juliane.
Ligações Interatômicas e Intermoleculares
Interatômicas: podem ser divididas em primárias e secundárias, sendo as primárias: ligações iônicas, covalentes e metálicas.
PRIMÁRIAS:
Ligações Iônicas: se um átomo de Na e um de Cl puderem se interagir, ocorrerá uma transferência completa do átomo de Na para o de Cl. Ambos atingirão uma estrutura sem atividade com Na+ (perde um elétron negativo) e Cl- (ganha um elétron). Esses dois íons serão atraídos um pelo outro devido as suas cargas elétricas opostas.
Ligações covalentes: é a ligação mais forte e mais simples. Se dá quando os átomos compartilham seus elétrons, tornando a camada de valência estável. Ocorre em muitos compostos orgânicos. Exemplo: resinas odontológicas.
Ligações metálicas: O terceiro tipo de ligação atômica primária é a ligação metálica. Ela ocorre quando se tem um grande agregado de átomos. Em geral, no Na os elétrons podem se mover quase que livremente, gastando seu tempo passando de um átomo para outro. Uma nuvem de elétrons rodeia os átomos.
Ao contrário das ligações primárias, as secundárias não compartilham elétrons. Em vez disso, variações de cargas entre grupamentos moleculares induzem forças polares que atraem as moléculas.
SECUNDÁRIAS:
Ponte de Hidrogênio: são interações que ocorrem entre o átomo H e dois ou mais átomos de forma que o H sirva de elo com os demais átomos. Exemplo: 1H de uma molécula de H2O interage com o O da sua própria molécula e também com os átomos de O das moléculas vizinhas. A diferença de eletronegatividade entre esses átomos gera separação de cargas, assim, H+ interage com O-. Essas ligações criam uma cadeia permitindo que a água líquida flua em toda parte. Exemplo: sorção de H2O pelas resinas odontológicas.
Vanderwall: são a base de atração dipolo, em moléculas iguais como num gás inerte os elétrons estão em constante flutuação. Os elétrons estão ao redor do átomo e produzem campo eletrostático. Entretanto, pode

Relacionados

  • Física moderna no ensino médio
    97493 palavras | 390 páginas