Liderança - Cap12 Robbins

1527 palavras 7 páginas
Cap. 12 – Liderança
A administração se caracteriza pela complexidade, uma boa administração tem como consequência ordem, elaboração de planos, acompanhamento de resultados etc. A liderança se refere ao gerenciamento de mudanças e as direções são determinadas por líderes que tem a função de inserir, motivar e informar os membros.
A liderança pode ser definida como a capacidade de agir sobre um determinado grupo de pessoas e incentiva-las a alcançar seus objetivos. Não apenas os membros da organização mas aos que estão fora dela, além disso é preciso ser visionário, ter inspirações e alcançar desafios.

Teoria dos Traços – Diferencia líderes de não-líderes, através de qualidades e características pessoais
Com base no modelo Big Five. Chegou-se à conclusão que um traço importante ao líder é a extroversão, sendo mais flexíveis e criativos levam vantagem em questão de liderança. A inteligência emocional(IE) é outro traço importante na qualidade de um líder, através dela o líder é capaz de entender os sentimentos e as necessidades de sua equipe. Teoria Comportamentais – Nessa teoria evidencia que as pessoas podem se tornar líderes se forem treinadas, essa teoria é composta por variadas dimensões de comportamento de um líder:
Estrutura de iniciação – Informa que um líder deve não apenas estruturar o seu papel mas o dos membros da organização também com o propósito de atingir uma meta.
Consideração – tipo de liderança composta por trabalhos baseados em confiança mutua entre os funcionários, em que suas ideias são ouvidas com respeito.
Líder Orientado para pessoas – possui preocupação pelas necessidades de seus funcionários, foco nas relações interpessoais e compreensão de seus funcionários e suas diferenças.
Líder orientado para produção – principal objetivo as execuções das tarefas e cumprimento das metas propostas.

Teorias Contingenciais – Essa teoria informa que prever o sucesso da liderança trata-se de um processo muito mais difícil do

Relacionados