Lideranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando aopinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina aindaqual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Exemplo de líder autrocrático: Henry Ford
Empresa: Ford
Ponto fortes:Produção em massa – permite altas taxas de produção por trabalhador e ao mesmo tempo disponibiliza produtos à preço baixo.
Ponto fracos: Proibição dos sindicatos, implantação de espiões dentro daspróprias fábricas.

Já a liderança democrática, chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados noprocesso decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamentotécnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério dopróprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.Exemplo de líder democrático: Gilson S. Silva
Empresa: ISCAR DO BRASIL COMERCIAL LTDA (Israelense)
Cargo: Diretor de Operações
Pontos Fortes: Promover a participação, construir um ambientecolaborativo, ter confiança na equipe, manter um alto nível de comunicação e saber ouvir é característica do líder.
Pontos Fracos: Falta de consenso em alguns assuntos, nem sempre agrada a...
tracking img