Lideranca situacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFIEO - Centro Universitário FIEO
LIDERANÇA SITUACIONAL
Estilo do Líder


1) Uma assistente foi solicitada a preparar um relatório sobre a aquisição de alguns novos equipamentos para a divisão. Normalmente, pode-se dar a assistente uma incumbência que é levada a cabo em tempo hábil, com estimulo do líder. O relatório está agora atrasado. Este líder iria...

a) Dizer a assistente paraquando o relatório estava marcado, lembra-la do que deve ser incluído no relatório, e supervisionar diariamente o andamento do trabalho dela.

b) Dar à assistente, mais tempo para levar a cabo a atribuição.

c) Dizer a assistente o que espera dela, dirigir seus esforços para completar logo o relatório, mas discutir com ela as razões pelas quais o relatório esta atrasado.

d) Conversar com aassistente e estimula-la a completar o relatório.

2) O grupo de trabalho interdepartamental que este líder gerência esteve trabalhando arduamente para terminar um relatório sobre a divisão inteira. Um novo membro ingressou neste grupo de trabalho. Ele deverá completar algumas cifras referente a custos sobre seu departamento, para a reunião do grupo de trabalho, na próxima semana, mas nada sabesobre as necessidades do grupo ou sobre o formato do relatório. Ele está empolgado e entusiasmado para aprender sobre seu papel no grupo de trabalho. Este líder iria...

a) Dizer ao novo membro exatamente o que é preciso constar neste relatório e supervisionar atentamente seu progresso.

b) Perguntar ao novo membro se há alguma coisa que se possa fazer para ajuda-lo, e alimentar seu entusiasmocomo novo membro do grupo de trabalho.

c) Especificar a formatação do relatório e as informações que precisam constar do mesmo, mas aproveitar quaisquer idéias ou sugestões que ele possa apresentar.

d)Dar-lhe as boas vindas à equipe e coloca-lo em contato com outros membros do grupo que possam ajuda-lo a preparar os dados de custos a serem apresentados.

3) Há pouco tempo atras, estegerente começou a ter problemas com uma das pessoas que ele supervisiona. O subordinado tornou-se apático, e apenas o constante incitamento por parte do gerente tem conseguido faze-lo cumprir suas tarefas. Pela sua experiência passada, o gerente suspeita que o subordinado possa não ter todo o conhecimento necessário para cumprir a tarefa altamente prioritária que lhe foi confiada. Este líder iria...a) Continuar a dirigir os esforços do subordinado, fazendo o acompanhamento necessário para que a tarefa seja cumprida.

b) Continuar a supervisionar atentamente o trabalho do subordinado e procurar saber dele suas atitudes e sentimentos com relação a tarefa.

c) Envolver o subordinado na solução de problemas em relação à tarefa, e apoia-lo, aproveitando suas idéias para a execução.

d)Fazer o subordinado saber que a tarefa é importante, e pedir-lhe que entre em contato com o líder, caso ele tenha quaisquer dúvidas ou problemas.

4) O grupo que este líder comanda funciona, em geral, , eficazmente, com estímulo e direção por parte do líder. Apesar do constante apoio e direção do líder, o desempenho do grupo caiu drasticamente. O grupo acha que precisa mais conhecimento técnico emais experiência para melhorar o desempenho. O chefe do líder está preocupado. Este líder iria...

a) Enfatizar a necessidade de que haja melhoras no desempenho e pedir ao grupo para que resolva seus problemas por si próprio.

b) Certificar-se que os prazos finais sejam cumpridos e que seja boa a qualidade do trabalho, mas conversar com o grupo para ouvir suas recomendações.

c) Informar aogrupo exatamente o que se espera dele, quando o trabalho deverá estar concluído, e quais são algumas das conseqüências caso o desempenho continue insuficiente. o líder acompanharia também, freqüentemente, a execução do trabalho.

d) Ajudar o grupo a determinar o que necessita ser feito e estimula-lo a tomar as providencias necessárias.

5) Devido a restrições orçamentarias impostas ao...
tracking img