LIDERAN A EM ENFERMAGEM NA PERPECTIVA DAS INSTITUI ES HOSPITALARES DEISE M

4580 palavras 19 páginas
LIDERANÇA EM ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DAS ORGANIZAÇÕES
HOSPITALARES
Deise Maria Novaski Biscouto1
Denise Faucz Kletemberg2
RESUMO
Estudo descritivo que teve como objetivo conhecer a descrição da liderança em enfermagem na opinião de gerentes na área hospitalar de Curitiba- PR. Esta pesquisa foi desenvolvida em oito hospitais de grande porte, por meio de entrevistas semi - estruturadas com 14 enfermeiros, sendo 7 diretores e 7 profissionais que ocupam cargos de gerencia ou coordenação nas instituições hospitalares. A relevância da competência liderança foi unanime na opinião dos entrevistados, para o cargo do enfermeiro, sendo atribuído duas categorias:
Atribuições esperadas na liderança de enfermagem; lacunas no desempenho da liderança em enfermagem. Entre as atribuições estão o comprometimento com a organização, resolução de conflitos entre as equipes e delegação de tarefas. Os gerentes também relatam a necessidade de uma preparação mais focada na competência liderança, durante a formação profissional. A busca deste perfil trouxe a reflexão para as instituições de ensino a reforçarem o aprendizado nesta competência, oportunizando aos acadêmicos a conscientização da liderança para sua futura pratica profissional.
Palavras-chaves: Liderança; Enfermagem; Competência profissional; Ensino.

INTRODUÇÃO

Para cumprir os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) se fez necessário à adequação dos variados setores a este sistema, inclusive a adaptação do gerenciamento interno das instituições públicas e privadas, exigindo dos gestores um planejamento específico de estratégias que serão direcionadas e guiadas conforme a política das instituições. Assim, as organizações estão se tornando mais competitivas e exigentes no que se refere às responsabilidades dos profissionais, tomando como referencial as necessidades de saúde dos usuários.(1) 1

Acadêmica de Enfermagem 8º período. Universidade Positivo. Email: d.biscouto@hotmail.com
Doutora em Enfermagem. Professora do curso

Relacionados