Liderança

Páginas: 42 (10459 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

A natureza e o exercício da liderança tem sido objeto de estudo do homem ao longo da sua história e é considerado fator de extrema importância para a direção das mais diversas organizações e civilizações que existem ou já existiram. Bernard Bass (2007) argumenta que "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o quê e porquê eles fizeram oque fizeram". A busca do ideal do líder também está presente no campo da filosofia. Platão, por exemplo, argumentava em A República que o regente precisava ser educado com a razão, descrevendo o seu ideal de "rei filósofo". Outros exemplos de filósofos que abordaram o tema são Confúcio e seu "rei sábio", bem como Tao (ou Dao - uma linha de pensamento da filosofia chinesa) e seu "líder servo".Acadêmicos argumentam que a liderança como tema de pesquisa científica surgiu apenas depois da década de 1930 fora do campo da filosofia e da história. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica que esboçava o que líderes eficazesdeveriam fazer, e chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança eficaz.
No passado quando se falava em liderança, a primeira coisa que vinha a mente era algo do tipo mandar, exigir, em outras palavras uma liderança autocrática. Nos dias de hoje a palavra liderança está associada ao sucesso, idéia de que é o melhor, é oprimeiro, ou até mesmo, o único.
Nos últimos anos, boa parte dessas pesquisas e obras têm sido criticadas por ser de escopo muito restrito, mais preocupada com a explicação dos comportamentos de líderes face a face com seus colaboradores, ao invés de examinar os líderes no contexto maior de suas organizações, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos dotratamento da mudança ambiental. É o processo de maior importância ao qual se deve fazer ênfase.
No processo de liderança, o líder tem como desafio demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe, o líder desanimado ou que não reconhece o progresso de sua equipe, não inspira os outros e nem comemora os resultados, logo deixará de ser exemplo para seus liderados. É importanteele entender que liderar não é mandar as pessoas fazerem as coisas, mas sair na frente servindo de exemplo e de norte para sua equipe. O líder antigo era o vaqueiro, que tocava a boiada. O líder do século XXI é o pastor, que caminha à frente do rebanho. Liderar hoje é um trabalho que envolve muita emoção, sentimento e consideração para com as pessoas.

2. OBJETIVOS

Este trabalho foirealizado no âmbito da disciplina de Psicologia Aplicada à Administração, e tem como objetivo apresentar de uma forma sucinta todas as informações relevantes sobre a liderança, bem como:
✓ Descrever e analisar vários modelos e teorias sobre a liderança;
✓ Descrever as abordagens da liderança baseada nos traços característicos do líder e no seu comportamento;✓ Analisar as teorias sobre a liderança numa perspectiva situacional ou contingencial;
✓ Analisar os fatores que afetam a escolha do estilo de liderança nas empresas;
✓ Analisar os conceitos de líder e descrever seus atributos, características comportamentais, erros comuns e habilidades;
✓ Identificar as diferenças entre gestor e líder.

3. HISTÓRICODentre nações e povos, situações de crescimento, mudança de hábitos e costumes, defesa de crenças, a conquista da independência, a organização da economia, dentre outros, existem atitudes pró-ativas, disciplina, persuasão, coragem e sabedoria.
Aqueles que correspondem a esta necessidade marcam sua história por seu inconformismo, sua forma diferenciada de enxergar o mundo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!