Liderança

Páginas: 27 (6572 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
ORÇAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA Autores ROGÉRIO JOÃO LUNKES Universidade Federal de Santa Catarina CLAILDE VANZELLA Instituto de Ensino Superior da Grande Florianopolis RESUMO: O orçamento baseado em atividades – ABB é um plano quantitativo e financeiro que direciona a empresa a focalizar atividades e recursos visando atingirobjetivos estratégicos. O ABB estima o volume dos objetos de custo, direcionadores, atividades e processos de negócio para, posteriormente, projetar recursos como salários e materiais necessários na sua execução. Desta forma, possui relação com o Custeio Baseado em Atividades – ABC. Conhecidos os direcionadores de recursos e de atividades determinadas na aplicação do ABC é possível quantificá-los eprojetá-los em função do aumento das vendas em kWh e estratégias empresariais, envolvendo custos e desempenho. O ABB apresenta diversas vantagens quando comparado a orçamentos tradicionais, porque propicia melhor controle dos recursos, já que é calculado com base nas demandas previstas das atividades, e é mais flexível do que estes uma vez que permite realizar análise de cenários e verificarrapidamente as alterações na demanda de recursos por atividades decorrentes de mudanças nos objetivos. Além disso, evita gastos desordenados e sem critérios e faz com que as decisões gerenciais e negociações sejam baseadas em fatos. Assim, o artigo apresenta alguns motivos que levam as empresas a adotar o orçamento baseado em atividades, aborda as etapas para seu desenvolvimento e as fases de suaconcepção, e aplica um modelo em empresa distribuidora de energia elétrica. Palavras-Chave: Orçamento Baseado em Atividades; Concepção; distribuidora de energia elétrica. Área Temática 2: Controladoria e Contabilidade Gerencial 1 INTRODUÇÃO Os orçamentos tradicionais funcionam bem quando as condições de mercado são estáveis, os competidores, conhecidos e as ações das pessoas, previsíveis. Nesseambiente, os preços refletem os custos internos, a estratégia e o ciclo de vida dos produtos são longos e os clientes têm poucas opções de escolha. Por conseguinte, as decisões geralmente são poucas e podem ser suportadas por métodos tradicionais de gestão. No entanto, o mercado mudou e tais características não fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Com o ambiente de mercado altamente dinâmico ecom o aparecimento do trabalhador do conhecimento, o orçamento tradicional perde sua eficácia. Nessas empresas, os orçamentos tornaram-se barreiras por diversas razões. Hope e Fraser (2003) destacam as seguintes:

• •

são baseados na centralização da gestão e assim atrapalham as tentativas de mudança organizacional, como: gerenciamento em equipe, delegação e empowerment; habituam os gestoresa incrementar seus resultados, fixando tetos para as expectativas de crescimento das receitas e um chão para os custos, impossibilitando assim melhoria contínua do desempenho; não incorporam a maioria dos direcionadores de valor, como: conhecimento, capital intelectual. Características como marcas fortes, pessoas qualificadas, forte liderança, clientes leais estão fora das medidas orçamentárias;não provêem aos gestores medidas confiáveis e, geralmente as metas são previsões que tornam-se rapidamente obsoletas; agem como barreiras na exploração de sinergia entre as unidades empresariais. Cada gestor defende seus valores, esquecendo-se de atingir o todo; e são burocráticos e consomem muito tempo e dinheiro.



• • •

Atualmente, o orçamento é usado para atingir metas financeiraspré-definidas, o que contraria o pensamento dominante de criar sinergia e criatividade nas pessoas para melhorar continuamente as estratégias e processos orientados para o cliente. Para Kaplan e Norton (2001, p.287), as empresas estão sendo cada vez mais tolhidas pela inflexibilidade do processo orçamentário. O orçamento tradicional freqüentemente funciona com medidas como: vendas por unidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!