Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA

* RESUMO
A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. Podemos definir liderança como influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos. Diante disso podemos considerar que os elementos que mais se destacam paraa caracterização da liderança são, portanto quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação, e os objetivos a alcançar.

* CONCEITO HISTÓRICO DE LIDERANÇA
“É mais necessário estudar homens do que livros”, disse um célebre escritor francês há cerca de 300 anos. Sendo assim foi sempre evidente como cientistas e pesquisadores se intrigam sobre tudo que diz respeito ao comportamentohumano. Logicamente não fica de fora da lista destes pesquisadores o fenômeno chamado liderança. John k. Clemens e Douglas f. Mayer afirma logo na introdução de seu livro: “Liderança um toque de classe” que não é surpreendente que livros que falam da vida de grandes líderes sejam tão bem vendidos em todo o mundo, afinal oferecem ricas perspectivas. Problemas centrais da liderança como motivação,comunicação e sensibilidade nos últimos 3000 anos mudaram pouco.
Tais problemas foram enfrentados por Alexandre quando construiu seu império, por Napoleão que almejava conquistar novas terras.
“A preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita.
A República de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações inicias ao falar da adequada educação e treinamentos dos líderespolíticos. Onde existia aristocracia hereditária, cada homem é potencialmente um líder e a sociedade tem que conseguir ainda identificar e treinar adequadamente aquele homem que será capaz de conduzir suas instituições
Liderança é um conceito escorregadio e ilusório que deixa os cientistas sociais sem argumentos. E embora o termo liderança venha sendo usado há aproximadamente duzentos anos, nalíngua inglesa, Stogdill, (1974) acredita que ele tenha aparecido por volta do ano 1.300 da era cristã. Como afirma Feidler. Como inúmeras interpretações surgem a cada dia é válido lembrar
que as diferenças entre interpretações não são necessariamente discórdias entre autores ou simplesmente divergência de opiniões, mas são, de certa forma, enfoques complementares uns aos outros. É o conjunto detodos eles, que oferece uma visão mais completa sobre o assunto.

* LIDERANÇA É INFLUÊNCIA
Liderança é a habilidade de inspirar as pessoas a agir, significa conquistá-las por inteiro. Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, pois possuem capacidade de influenciar pessoas.
Sem sombra de dúvidas Jesus também foi um grande líder, é o que diz os estudiosos sobre oassunto, há quem diga que ninguém exerceu tanta influência sobre as pessoas como ele, pois exercia a liderança por meio de influência e não de poder, ou seja, as pessoas seguiam Jesus por livre espontânea vontade.
Não é um ponto de vista religioso. É um fato.
Quando se usa o poder você obriga as pessoas a fazerem sua vontade, mas quando se usa a autoridade, as pessoas fazem o que quer de boa vontade,por sua influência pessoal.
Outro princípio bíblico é aprender a servir, que requer do líder humildade de encarar as mesmas tarefas feitas por seus subordinados. James C.
Hunter, o autor do livro mais comentado no momento “O Monge e o Executivo” traz propostas que é chamada de liderança servidora, que tem como teoria: liderar significa servir. Na prática, ao serem incorporadas essas atitudescomo liderança servidora, partilhar poder e valorizar o desempenho das pessoas na equipe tudo isso leva as pessoas a ter sucesso em tarefas desafiantes. Isso faz toda a diferença.

* A ARTE DE LIDERAR
Em entrevista a revista Móbile, o escritor Mario Persona ressalta que a liderança é apenas uma das funções de uma pessoa no qual exerce a função de líder. As outras são planejar as ações ou a...
tracking img