Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5) Introdução
Durante o mês de janeiro de 2008, devido ao fenômeno meteorológico La Niña, a Bolívia passou a sofrer uma seqüência de enchentes que causou dezenas de mortes e milhares de desabrigados, afetando, principalmente, os departamentos de Santa Cruz e Cochabamba. Após decretar estado de emergência nacional, o presidente Evo Morales solicitou auxílio ao embaixador brasileiro naBolívia e este, por sua vez, transmitiu o pedido ao governo brasileiro.
No dia 26 de janeiro de 2008, atendendo à solicitação do governo da Bolívia, o Brasil enviou uma Força-Tarefa Conjunta àquele país, envolvendo militares das três Forças Armadas. A operação foi comandada por um Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), devido à preponderância de meios envolvidos desta força. A Marinha doBrasil (MB) foi representada por um destacamento de dez militares do Batalhão de Operações Ribeirinhas, baseado em Manaus.
O presente trabalho busca descrever como foi a atuação brasileira na Missão de Ajuda Humanitária à Bolívia. Abordará, inicialmente, a fase da mobilização da Força-Tarefa Conjunta brasileira para atender, rapidamente, à necessidade apresentada. Em seguida, serãoapresentadas algumas diferenças dos procedimentos e métodos de planejamento entre os Estados-Maiores bolivianos e brasileiros, bem como as adaptações necessárias por ambas as partes para que as operações de ajuda humanitária àquele país pudessem ser desencadeadas adequadamente. Por fim, será abordada a repercussão positiva que teve a atuação dos militares brasileiros na operação.

5) IntroduçãoDurante o mês de janeiro de 2008, devido ao fenômeno meteorológico La Niña, a Bolívia passou a sofrer uma seqüência de enchentes que causou dezenas de mortes e milhares de desabrigados, afetando, principalmente, os departamentos de Santa Cruz e Cochabamba. Após decretar estado de emergência nacional, o presidente Evo Morales solicitou auxílio ao embaixador brasileiro na Bolívia e este, por suavez, transmitiu o pedido ao governo brasileiro.
No dia 26 de janeiro de 2008, atendendo à solicitação do governo da Bolívia, o Brasil enviou uma Força-Tarefa Conjunta àquele país, envolvendo militares das três Forças Armadas. A operação foi comandada por um Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), devido à preponderância de meios envolvidos desta força. A Marinha do Brasil (MB) foirepresentada por um destacamento de dez militares do Batalhão de Operações Ribeirinhas, baseado em Manaus.
O presente trabalho busca descrever como foi a atuação brasileira na Missão de Ajuda Humanitária à Bolívia. Abordará, inicialmente, a fase da mobilização da Força-Tarefa Conjunta brasileira para atender, rapidamente, à necessidade apresentada. Em seguida, serão apresentadas algumasdiferenças dos procedimentos e métodos de planejamento entre os Estados-Maiores bolivianos e brasileiros, bem como as adaptações necessárias por ambas as partes para que as operações de ajuda humanitária àquele país pudessem ser desencadeadas adequadamente. Por fim, será abordada a repercussão positiva que teve a atuação dos militares brasileiros na operação.

5) Introdução

Durante o mês dejaneiro de 2008, devido ao fenômeno meteorológico La Niña, a Bolívia passou a sofrer uma seqüência de enchentes que causou dezenas de mortes e milhares de desabrigados, afetando, principalmente, os departamentos de Santa Cruz e Cochabamba. Após decretar estado de emergência nacional, o presidente Evo Morales solicitou auxílio ao embaixador brasileiro na Bolívia e este, por sua vez, transmitiu opedido ao governo brasileiro.
No dia 26 de janeiro de 2008, atendendo à solicitação do governo da Bolívia, o Brasil enviou uma Força-Tarefa Conjunta àquele país, envolvendo militares das três Forças Armadas. A operação foi comandada por um Tenente-Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), devido à preponderância de meios envolvidos desta força. A Marinha do Brasil (MB) foi representada por...
tracking img