Liderança

Páginas: 14 (3453 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
Resumo

O presente trabalho surge no âmbito da disciplina de Gestão das Organizações e tem como objectivo apresentar de uma forma sucinta todas as informações relevantes sobre a liderança.
Este trabalho está dividido em três partes:

1. Gestores versus Líderes
2. Estilos de Liderança
3. Abordagens da Liderança, sendo estas:
4.1. Abordagem da Liderança pelo «perfil»4.2. Abordagem comportamental
4.3. Abordagem situacional ou contingencial

Neste trabalho é feita uma pequena introdução ao tema (Liderança) onde exponho a sua definição, pois não faria sentido este não a ter.
A finalização do documento dá-se com uma conclusão do tema e por conseguinte do trabalho, sendo que este é um elemento essencial do mesmo.

Índice

Introdução4
Gestoresversus Lideres5
Estilos de Liderança7
Abordagens da Liderança9
Abordagem da Liderança pelo «perfil»9
Abordagem comportamental10
Abordagem situacional ou contingencial14
Conclusão23
Bibliografia25

Introdução

Hoje em dia, considera-se que o sucesso das organizações depende da qualidade dos seus recursos humanos e da sua correcta gestão.
As organizações sofreram alterações ao longo dotempo, passando de organizações de mão-de-obra intensiva para organizações de conhecimento intensivo.
Actualmente dá-se importância à liderança, uma vez que estamos perante um mundo competitivo onde não basta ser-se bom; não chega, apenas, obter resultados e aguentar-se na luta feroz pela conquista das oportunidades, torna-se necessário ser líder.
Existe várias definições de liderança, contudo oconceito contemporâneo de liderança diz que “Liderança é a capacidade para influenciar um grupo de pessoas a actuar no sentido da prossecução dos objectivos desse mesmo grupo ou da organização”.
As primeiras abordagens ao tema da liderança visavam definir quais os traços de personalidade que tornam um mero chefe num bom líder. Todavia, depressa se apercebeu que a eficácia de um determinado tipode líder varia, consoante a situação que era chamado a liderar.

Gestores versus Líderes

A importância da liderança na gestão das organizações é tal, que muitas vezes tende a confundir-se liderança com gestão. Porém nem todos os líderes são gestores. Do mesmo modo, nem todos os gestores, só porque o são, são líderes.
A distinção entre a gestão e a liderança está presente numa numerosabibliografia e suscita frequentemente a controvérsia nos meios académicos e empresariais. Muitos autores, como Warren Bennis, Nanus B., Rost e J. & Smith lutam pela tese de que a liderança e gestão são de natureza e funções distintas.
Rost e Smith afirmam que a liderança é uma influência de relacionamento, ao passo que a gestão é um relacionamento de autoridade. Segundo estes, a liderança éexecutada pelos líderes e pelos seus seguidores, enquanto que a gestão é levada a cabo pelos gestores e pelos seus subordinados. A liderança envolve líderes e seguidores que procuram mudanças reais na organização, ao passo que a gestão envolve a coordenação de pessoas e recursos para a produção e venda de bens ou serviços na organização.
Warren Bennis e Nanus B. sugerem que liderar consiste emguiar, orientar e exercer influência. Ao contrário, gerir consiste em realizar, assumir responsabilidades, ou seja comandar. Os líderes são as pessoas que sabem o que devem fazer, enquanto os gestores sabem como devem fazer. Bennis defende que os líderes e os gestores diferem quanto aos horizontes temporais, à forma como lidam com o contexto, ao grau em que inovam e ao modo como questionam as coisas.John Kotter, preconiza, igualmente, que a liderança e a gestão são dois distintos e complexos sistemas de acção. A liderança adopta a mudança, como forma de liderar, implementando uma visão com o objectivo de orientar os colaboradores para essa mesma visão. Por sua vez, a gestão unifica-se em planeamento, orçamentação, organização e resolução de problemas. Os seus procedimentos e práticas são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!