Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA

A importância da análise econômica financeira aplicada em micro e pequenas empresas.

1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Como analisar e identificar as melhores formas de investimento de longo e curto prazo?
Onde levantar recursos e gerir os investimentos do dia-a-dia através do estudo de índices do balanço patrimonial?

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Neste Artigo trata-se de decisões deinvestimento de longo e curto prazo, decisões financeiras de curto prazo, analise de balanços, estudo de índices, risco e retorno, demonstrações financeiras.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é demonstrar as melhores opções em decisões de investimento, financiamento, riscos e retornos, analisando e identificando problemas para solucioná-los da melhor maneirapossível.

1.3.2 Objetivos Específicos

Apresentar princípios da análise de balanço empresarial
Apresentar conceito de Risco x Retorno
Apresentar análise por meio de índices


1.4 JUSTIFICATIVA

A relevância deste Artigo reside no fato de propor as micros e pequenas empresas, se estruturarem financeiramente, com aplicações de ferramentas simples no seu dia-a-dia. Assim, melhorando econtrolando com eficácia todo um planejamento de tomadas de decisões.
Para a identificação de onde captar recursos e gerir seu fluxo de caixa, os pequenos e micro empresários devem saber analisar e identificar problemas para solucioná-los da melhor maneira possível, de forma a perceberem através de estudos e análises de números de sua empresa para que decisões com menores riscos sejam tomadas peloseu gestor.
Os princípios básicos de análise econômica financeira que serão apresentados neste Artigo podem e devem ser aplicadas de maneira geral a pequenas e micros empresas de diversos tipos.

2 METODOLOGIA

O método adotado para elaboração do Artigo Cientifico será, segundo Gil (2002 apud MATIAS E ALEXANDRE, 2006)

a) QUANTOS AOS OBJETIVOS:

Será realizada uma pesquisa explicativaporque mostrará a importância da analise econômica e financeira aplicadas em micro e pequenas empresas.

b) QUANTO AOS PROCEDIMENTOS

Será realizada uma pesquisa bibliográfica, porque se recorrerá ao uso de material acessível ao público como livros, revistas e sites de internet.

3 SUMÁRIO (PROVISÓRIO)

INTRODUÇÃO
1 PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE BALANÇO EMPRESARIAL
2 RISCO X RETORNO
3ANÁLISE FINANCEIRA POR MEIO DE ÍNDICES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS


4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 PRINCÍPIOS DE ANÁLISE DE BALANÇO

A análise de balanços é desenvolvida com base nas demonstrações contábeis formuladas pelas empresas e visa relatar, com base nas informações contábeis, a posição econômico-financeira, com vistas a apresentar a posição atual, causas de variações etendências futuras (ASSAF NETO, 2002).
Ainda segundo Assaf Neto (2002, p. 52), “os usuários mais importantes da análise de balanços de uma empresa são os fornecedores, clientes, intermediários finanças, acionistas, concorrentes, governo e seus próprios administradores”.
Já para Gitman (2005), os interessados pela análise de balanços são os acionistas presentes e futuros, credores e administradores.
ParaMatarazzo (2003, p. 17), “a análise de balanços objetiva extrair informações das demonstrações financeiras para tomada de decisões”.
Para Américo G. Parada Filho coordenador do site do Portal da Contabilidade, análise de Balanço oferece um diagnóstico sobre a real situação econômica financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela Contabilidade e outras informações necessárias àanálise.
Segundo ainda Américo o produto da análise de Balanço é apresentado em forma de um relatório, que inclui uma análise da estrutura, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que devem ser cuidadosamente estudados pelos seus gestores.
Para que a análise possa espelhar a realidade de uma empresa, é necessário que o gestor tenha certeza dos números retratados nas...
tracking img