Liderança

Páginas: 9 (2103 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
É possível administrar conflitos?
Patrícia Bispo 
Os conflitos são inevitáveis nas relações de trabalho, mas precisam ser compreendidos e administrados de forma eficaz ou podem trazer sérios problemas para a organização, desde simples desentendimentos entre colaboradores até falta de entrosamento entre áreas que precisam atuar de forma integrada. "As pessoas precisam entender que nos mercadoscompetitivos existe pouca tolerância com a imaturidade e o individualismo. Cada um de nós terá que se abrir ao autoconhecimento e compreender que empresas não esperam indefinidamente por mudanças pessoais. Reduz-se, cada vez mais, a tolerância com atitudes destrutivas e posturas que estimulam conflitos, tornam o ambiente interno tóxico e com baixa qualidade de vida". Quem faz essa afirmação é aconsultora e psicóloga Edina Bom Sucesso. Autora do livro "Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho", publicado pela Dunya Editora, e com 30 anos de experiência profissional voltados para tratar assuntos como afetos nas relações do trabalho, ela concedeu entrevista ao RH.com.br para falar como as empresas podem trabalhar conflitos internos.
RH.COM.BR- Existe empresa sem conflito?Edina Bom Sucesso -O conflito é inevitável nas relações interpessoais. As diferenças individuais resultam em percepções, expectativas, visões e valores diversos, o que leva inevitavelmente às divergências e às oposições. O mesmo ocorre nos ambientes informais, na família, na vizinhança. As diferenças continuarão existindo e nos resta aprender a divergir sem ofender, sem radicalizar. Conflitos precisamser administrados e muitos deles poderiam ser evitados se os mal-entendidos fossem objeto de diálogo.
RH - Geralmente, quais são as principais causas que geram conflitos no ambiente de trabalho?
Bom Sucesso - Os conflitos podem decorrer da falta de visão global da empresa, quando, por exemplo, a área comercial se compromete com volume de vendas sem consultar a produção ou quando a área decompras adquire matéria-prima de baixo preço e compromete a qualidade do produto final.
RH - Qual o mecanismo mais indicado para se identificar as fontes desses problemas?
Bom Sucesso - Os líderes precisam ampliar a acessibilidade e a capacidade de ouvir, aprender a ouvir críticas e de dialogar com as equipes. Assim os problemas são falados abertamente e os conflitos tratados em seu nascedouro. Asempresas que tentam ignorar os conflitos pagam alto preço por essa atitude. Perdem talentos e passam a atuar em terreno minado.
RH - Uma vez identificadas as causas que geram esses conflitos, como a empresa deve administrar essa questão?
Bom Sucesso - Os líderes precisam manter as equipes informadas, esclarecer boatos, realizar reuniões periódicas, permitir que as pessoas façam perguntas, exponhamseus receios e compartilhem sonhos e expectativas. Os projetos setoriais precisam ser conhecidos por todos e cada pessoa deve saber como contribuir com a organização de forma global. Este estilo de gerenciamento previne conflitos e impede que a rede informal determine o clima e a motivação das pessoas. Além disto, é preciso identificar se existem pessoas provocadoras de conflitos, quer pela formaansiosa e precipitada de agir, quer por fazer prevalecer interesses pessoais ou pela falta de ética nas relações. Essas pessoas devem ser alertadas sobre as conseqüências inadequadas de suas posturas e se não mostrarem mudanças, convém que sejam afastadas.
RH - Administrar conflitos significa distingui-los?
Bom Sucesso - Os líderes verdadeiros sabem distinguir conflitos funcionais e conflitosdisfuncionais. Conflitos construtivos melhoram a qualidade da decisão, estimulam a criatividade, provocam mudanças na organização. Dos conflitos funcionais surgem novas idéias, descobre-se novos rumos, estimula-se a reflexão e a auto-avaliação. Mas é preciso identificar os conflitos que geram insatisfação ou mesmo a destruição de grupos. Os conflitos mais difíceis de administrar decorrem das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!