Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

RESUMO 6

capítulo i
1 ENTENDENDO UM POUCO SOBRE LIDERANÇA 7
1 1 TEORIAS 8
1 2 Tipos de liderança 9

CAPÍTULO II
2 CARACTERÍSTICAS DE UMA LIDERANÇA DE SUCESSO 10
2 1 Cultura organizacional, metas e objetivos 10
2 2 Autoridade x poder 10
2 3 Achatando a pirâmide hierárquica da empresa 12
2 4 Utilizar-se de uma linguagemclara e objetiva 12
2 5 Possuir uma visão “aérea” da empresa 16
2 6 Assumindo riscos para o que é novo 17
2 7 Um modelo admirado e apreciado 18

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo central expor os principais conceitos de uma boa liderança, abordando suas características.
Tendo em vista que omercado de trabalho está cada vez mais competitivo, faz-se necessária a formação de líderes inovadores, ousados e intuitivos.
Em razão disso, direcionamos a pesquisa aos principais fatores que influenciam de maneira efetiva na atuação de uma liderança eficaz dentro das organizações.

RESUMO

A transformação das organizações de trabalho tem como foco o desempenho das pessoas, tendoem vista o compartilhamento dos resultados. O papel do líder, antes voltado simplesmente para a execução de tarefas, passa a exigir competências que estimulem o autogerenciamento e, por conseguinte, tornem as equipes autônomas, empreendedoras e inovadoras.
É importante que os procedimentos organizacionais também busquem uma mudança que permita a prática dessas competências, pois é precisoque haja um ambiente favorável para que o Líder possa conduzir as pessoas, desenvolvendo suas ações.
O modelo da liderança baseia-se na inter-relação entre a quantidade de orientação e direção, de apoio sócio-emocional dado pelo líder e do nível de maturidade dos subordinados no desempenho de uma tarefa. Oferece ao supervisor uma oportunidade de melhorar sua eficácia, principalmentequanto ao que se refere ao processo de padronização, cuja meta é ter tarefas definidas e com padrões estabelecidos de tal sorte que sejam cumpridos.
CAPÍTULO I

1 ENTENDENDO UM POUCO SOBRE LIDERANÇA

“Existem quase tantas definições de liderança quanto o numero de pessoas que tentaram definir o conceito.” (Stogdiel)
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É ahabilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição.
Primeira: a liderança envolve outras pessoas, o quecontribuirá na definição do status do líder. Segunda: a liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo. E terceira: a liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos os seguidores.
De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigaçãoconsiderar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos. Liderança é quem somos.
Uma pessoa pode ser um gerente eficaz,um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder. Deve existir segundo o conceito:
Existência do Grupo Humano: Pessoas que sofrem influência de um líder (seguidores)....
tracking img