Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Paraná
SCSA - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
DECONT - Departamento de Ciências Contábeis

LIDERANÇA

Ciências Contábeis – 2º Período – Turma B
Administração B
Professor Laércio Lhoret

Curitiba, outubro de 2009

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema liderança e pretende refletir sobre a ação do líder moderno que tem como desafio construir seupróprio estilo de liderança, afinada com seus princípios e valores pessoais que atenda a necessidade da empresa e da equipe de trabalho; buscando dentro de uma finalidade o alcance de maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, autoconfiança e segurança nas atividades de trabalho através de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano.
O presente trabalhotem como objetivo apresentar de uma forma sucinta todas as informações relevantes sobre a liderança.
Em alguns dicionários Liderança significa: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos (Dic. Aurélio). Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade, ascendência (Dic. Houaiss).Líder: Indivíduo que chefia, comanda e/ouorienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. (Dic.Aurélio). Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráter religioso, filosófico,artístico, científico, etc.
De uma forma geral liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
Em todas essas definições, assim como em outras semelhantes, a liderança é definida como uma competência que estabelece uma relação deinfluencia. No entanto, a liderança é mais que somente uma competência que, supostamente, algumas pessoas têm e outras não.

LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL

Liderança como processo social Segundo Douglas McGregor, é um processo em que interagem quatro variáveis:
Motivações dos liderados
Segundo Petracca, a relação de influência recíproca entre líderes e liderados faz com que semliderados não haja liderança nem missão. Há dois tipos de liderados: os fiéis, que seguem o líder por razões de caráter moral (impõe obrigações), e os mercenários, que atuam por motivos de interesse (exigem recompensas materiais). O líder pode influenciar as ações de seus liderados apenas se oferecer vantagens.
Tarefa ou Missão
O que liga o líder aos seguidores é uma tarefa ou missão. Semesse componente, não há liderança; apenas influência ou popularidade. Segundo William Safire, a missão deve estar sintonizada com as motivações dos liderados. Há dois tipos de missão, que correspondem aos dois tipos de seguidores: Moral (seguidor fiel) e calculista (seguidor mercenário).
Moral: Oferece um desafio para os liderados e tem conteúdo moral. A recompensa que o liderado recebe não énada mais que a realização da missão (ou a tentativa de realizá-la). O líder que usa essa missão chama-se transformador ou carismático.
Calculista: Oferece uma recompensa para os seguidores. O líder que trabalha com essa missão chama-se transacional.
O líder
Muitas pessoas são colocadas em posições de liderança, em que precisam dirigir os esforços de outros para realizar objetivos:treinadores, professores, gerentes. Todas essas pessoas têm metas para realizar com a colaboração de grupos. O líder Transformador ou carismático apela ao senso de responsabilidade, valores, desejos, aptidões e habilidades dos liderados. A obediência dos seguidores é fruto da crença ou fé na pessoa do líder ou no que ele representa. O líder transacional promete uma recompensa (que pode ser...
tracking img