Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o tema liderança do livro Qual é a tua Obra de autor Mario Sergio Cortella. As habilidades em administrar pessoas são vistas como conjunto de competências e conhecimentos que podem ser aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados. Assumir uma postura de liderança requer conhecimento, autoconfiança e principalmente humildade nas decisões, isto é aceitar quenão se sabe tudo e que na vida temos mais a prender que a ensinar.


Fundamental é Chegar ao Essencial
Muitas pessoas se perguntam se o dinheiro é tão importante em suas vidas. Sem ele não se vive, mas só com ele não se vive. As pessoas estão fazendo a distinção entre o que é essencial e o que é fundamental. Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter:felicidade, amizade, amorosidade. Fundamental é tudo aquilo que ajuda a chegar ao essencial. Dinheiro não é essencial, é fundamental. Isso faz algumas pessoas a se questionarem o que estão fazendo ali em seus trabalhos. Qual é o próprio sentido da existência? A busca de um lugar no mundo fundamental não satisfaz a necessidade de reconhecimento, de valorização e o fosso entre essencial e o fundamentalleva as pessoas a ficarem incomodadas. Muitos profissionais têm consciência que precisam de uma empresa que ofereça reconhecimento, que participem de uma obra coletiva em vez de demandar o esgotamento. Portanto “reconhecer” significa conhecer a si mesmo, se ver naquilo que faz, do contrario a pessoa não se realiza e se não se realiza não se torna real, não se percebe e se não se percebe naquilo quese faz, se sente infeliz. Os líderes não podem perder isso de vista eles têm que mostrar as pessoas qual é o resultado da obra e identificá-la como magnífica, isso é essencial.

Aquilo em que Me Reconheço
Liderança é uma virtude e não um dom, é uma força intrínseca, virtual – aquilo que se opõe ao atual e está em qualquer pessoa, e que precisa ser atualizado ou realizado. Quando sevai abrir uma empresa pergunta-se qual é a razão social, que significa dizer qual é o sentido daquilo que será realizado, qual é a sua obra? Qual o resultado da sua obra? Sua obra é muito mais ampla do que qualquer que seja a atividade que realize em si mesma e uma das tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva. Não existem pessoas que completem a lista de exigências toda vez que se diz que olíder precisa fazer isso, aquilo ou aquilo outro, qualquer pessoa pode desenvolver a liderança, contudo a diferença entre líder e liderado é a circunstância, a ocasião ou a situação. Ninguém é líder em todas as situações, ninguém consegue liderar qualquer coisa ou todas as coisas e situações, por outro lado qualquer um é capaz de liderar alguns processos, algumas pessoas, algumas situações. Portanto,o líder é aquele capaz numa dada circunstância, levar adiante pessoas, projetos, idéias e metas. Não de nasce líder, se torna líder no processo de vida com os outros e depende da circunstância e da disposição, juntar a capacidade com a ocasião e a virtude com a sorte.
Um Grande Passado Pela Frente
Fascinação pelo mesmo e arrogância, são armadilhas para a liderança. Ser líder exigecapacidade de se ter humildade. Ou seja, saber que não se sabe de tudo, de todas as coisas e que não é o único a saber. A arrogância atrapalha qualquer processo de liderança, e pessoas arrogantes acham que já sabem, que já conhecem e não precisam mais aprender, são cheias de certezas. Essas pessoas são incapazes de crescer, e ficam sempre dentro do mesmo. Para desenvolver a capacidade de liderar,deve-se tomar cuidado com: a armadilha do “mesmo”. Começar a ter medo do mesmo é um avanço para o futuro, é guardar do passado somente a tradição e descartar o arcaico. Dentro da arrogância, também existe a síndrome do General Sedgwick: O General morreu com um tiro no olho esquerdo, enquanto observava a tropa inimiga, pois ele acreditava que jamais alguém o acertaria. Portanto, o descuido pode ser...
tracking img