Liderança

Páginas: 15 (3566 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
Unidade:

Curso: MBA – Gestão de Pessoas

Disciplina: Consultoria e Processos em RH

Professora:

Tutora:

Nome RA:

(Cidade/Estado)
(Mês/ano)
SUMÁRIO

Resumo 2
Introdução 3
Aplicação do QDO 5
Conclusão 18
Referências 19

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade realizar um diagnóstico organizacional através da aplicação do Questionário Diagnóstico Organizacional(QDO), conteúdo do Anexo A, parte integrante deste Desafio de Aprendizagem.

Seguem algumas etapas propostas para este Desafio de Aprendizagem:

• 1ª Etapa – Ler e compreender o conteúdo do anexo B, que contém explicações sobre o QDO;

• 2ª Etapa – Preparar e aplicar, no mínimo, 10 questionários QDO (Anexo B) para formular o diagnóstico de um setor de trabalho ou de uma empresa comoum todo, seguindo adequadamente as explicações contidas no Anexo B.

• 3ª Etapa – Tabular estatisticamente os dados coletados no QDO, fundamentando-se na interpretação da Figura 1 do Anexo B.

• 4ª Etapa – Apresentar uma proposta, como um consultor externo de Recursos Humanos, contemplando os seguintes itens: 1) dados de identificação do aluno; 2) dados da consultoria de RH; 3)contexto ou histórico da empresa-cliente; 4) diagnóstico organizacional; 5) proposta de ação: objetivo, metodologia, trabalho e atividades, cronograma, experiência e currículo do consultor. Oriente-se pelas diretrizes contidas no Anexo C.

Quando uma empresa faz contato com uma consultoria empresarial solicitando um trabalho, o consultor efetua um diagnóstico da empresa através da de coleta de dadospara apresentação de uma proposta de solução que por sua vez refletirá a competência dele na captação das necessidades e expectativas da empresa-cliente.

Palavras-Chaves: Diagnóstico Organizacional. Recursos Humanos. Consultor Externo. Consultoria Empresarial

1. INTRODUÇÃO

Uma das atividades que mais tem crescido nos últimos tempos por conta da globalização dos mercados e por rápidasmudanças é a “Consultoria Empresarial ou Consultoria Organizacional”. Essas mudanças, de ordem econômica, tecnológica, social, cultural e ambiental, impactam não somente nas empresas, mas também nos profissionais, gerando novas oportunidades de trabalho sendo uma delas o mercado de consultoria.

Segundo CROCCO E GUTTMANN (2005, p.8):

Um processo interativo,executado por uma ou mais pessoas, independentes e externas ao problema em análise, com o objetivo de fornecer aos executivos da empresa-cliente um ou mais conjuntos de opções de mudanças que proporcionem a tomada de decisão mais adequada ao atendimento das necessidades da organização.

Desta forma, compreendemos que a consultoria trata-se de um processo, ou seja, de um conjunto de atividadeslogicamente estruturadas. Trata-se também de um processo interativo por exercer reciprocidade entre duas ou mais pessoas ou atividades empresariais.

Conforme figura 1 as primeiras empresas de consultoria surgiram nos EUA e na Inglaterra:

Segundo Oliveira (1999), o produto ou serviço que é o elo entre consultoria e empresa cliente compõe-se de três fatores:

a) A especialidade;
b) Acompetência e nível de conhecimento do consultor;
c) A amplitude e estilo de atuação profissional.

Ainda Oliveira (2010) menciona que o estilo de atuação resulta das características comportamentais, habilidades e conhecimentos do consultor; portanto, é muito pessoal e dependerá de sua maturidade. Alguns aspectos devem ser considerados:

a) Desenvolvimento de projetos de consultoria de curtaou longa duração;
b) Definição do segmento de mercado;
c) Escolha da região geográfica
d) Visão da empresa como um todo, para facilitar a sua compreensão e realizar consultoria de qualidade;
e) Local em que estabelecerá seu escritório

Existem duas modalidades de consultoria: Consultoria Interna – conjunto de atividades realizadas por um profissional, chamado consultor interno,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • Liderança
  • A liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!