Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Licenciatura

Cadeira: Comportamento Organizacional

Liderança

Docente:

Elaborado por:

Ano lectivo 2010 /2011

21 de Abril de 2011

Índice

Índice pág. 2
Introdução pág. 3
Definição de liderança pág. 4
Tipos de líderança pág. 5
Lider pág. 7
Bibliografia pág. 8

Introdução

No âmbito da cadeira de Comportamento Organizacional, inserida no plano curricular do1º ano da Licenciatura de Gestão Bancária do Instituto Superior de Gestão Bancária, da responsabilidade da docente Dr.ª Isabel Sousa, foi-nos solicitada a realização de um trabalho acerca de um dos conceitos directamente relacionado com o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações. Tendo por base a nossa experiência profissional, gerentes no Banco BPI , com uma equipa para liderare motivar, assim resultou a nossa escolha «a Liderança».
Não pretendemos realizar apenas um trabalho que se reveste de um carácter obrigatório de forma simplista, dizendo para descansar a nossa consciência a frase apetecível - “está feito”; porque não, transformar esse “obstáculo” numa prossecução que nos dê prazer, ou seja, aliar o útil ao agradável.
Tendo como base a satisfação dasnossas expectativas em relação ao tema, pretendemos identificar e descrever o Líder, comportamentos e diversas teorias existentes e a interacção entre o líder e o seu grupo.

Definição de Liderança

O que é a Liderança?
A liderança é a capacidade de Orientar, Controlar, Dirigir, Analisar e Influenciar Pessoas em direcção a um Objectivo/ Resultado.
[pic]

Mas, existem inúmeras definiçõespara este elaborado conceito. Bass (1990,cit in Rego,1998) refere que «existem quase tantas definições de liderança quantas pessoas a tentar defini-la». Apresenta-se, em seguida, algumas definições encontradas, referentes aos conceitos de Liderança:
• É o papel que se define pela frequência com que ma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara,s/d)• É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs,2000)
• É o processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos (Parreira,2000)
• É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo decomunicação humana, com vista á comunicação de determinados objectivos (Fachada,1998)
• A Liderança é a arte de conseguir que um outro faça alguma coisa que voçe quer feita porque ele quer faze-la. (Dwight D. Eisenhower, s/d)
• A liderança é a actividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo (George Terry, s/d)
• A liderança é a arte de“libertar as pessoas para fazerem o que se exige delas de maneira mais eficiente e humana possível. (Max De Pree, s/d)

Tipos de Liderança

« A Liderança é mais arte do que ciência. Nessa arte o líder tem de aplicar a sua experiência e o seu bom senso para decidir quando, como, e com quem deve usar cada um dos estilos» (Estanqueiro, 1992)

Vários foram ao autores que abordaram os tiposde liderança. No entanto sobressai-se uma teoria mas comum e bastante utilizada, de Kurt Lewin (dos anos 30 e 40). De acordo com este autor existem três tipos de liderança: Autoritária ou autocrático, liberal e Democrática.

Iniciaremos esta abordagem pelo estudo do líder autoritário: fixa directrizes sem a participação do grupo, determina as técnicas para a execução das tarefas. É tambémele que designa qual a tarefa de cada um dos subordinados, e qual será o companheiro de trabalho de cada sujeito. É dominador, provocando tensão e frustração no grupo. Tem uma postura essencialmente directiva, dando instruções concretas, sem deixar espaço para a criatividade dos liderados. Este líder é pessoal, quer nos elogios, quer nas críticas que faz. As consequências desta liderança estão...
tracking img