Liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Marco Paulo Morais Saraiva

MOURINHO
A DESCOBERTA GUIADA

Trabalho Efectuado no Âmbito da Unidade Curricular:
TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
1.º Ano, 1.º Ciclo de Estudos em Serviço Social

Indice:

Referência Bibliográfica ________________________________________________ 3
Tema________________________________________________________

________ 4
Síntese dos subtemastrabalhados pelo autor ________________________________5
1 – O líder antecipa-se __________________________________________________5
2 – O paradigma da complexidade ________________________________________ 6
3 – Teorias sobre liderança aplicadas ao trabalho de Mourinho ________________ 8
4 – Inteligência emocional ______________________________________________12
5 – Inteligência contextual______________________________________________16
6 – Equipas __________________________________________________________ 17
Conclusão ___________________________________________________________ 18
Bibliografia _________________________________________________________ 20

Referência Bibliográfica:

Luís Lourenço 2010, Mourinho a Descoberta Guiada, PrimeBooks.

Tema:
Mourinho - A Descoberta Guiada
Asestratégias de liderança do melhor treinador do mundo são o tema central do livro “Mourinho - A Descoberta Guiada”, da autoria de Luís Lourenço, antigo jornalista e amigo pessoal do actual treinador do Real Madrid.  “Há 10 anos atrás, quando começou a sua carreira de treinador, José Mourinho, mudou completamente a sua maneira de estar. Vi um verdadeiro «furacão» que estava a começar a assolareste país”, referiu o autor durante a sessão de apresentação do livro realizada no Casino Figueira, que contou com a participação do professor Manuel Sérgio. 
Este livro, o quarto de Luís Lourenço sobre José Mourinho, surge pela vontade de “estudar a liderança de um homem vencedor”, frisou o autor. 
Depois de já ter dissertado de forma mais académica – numa tese de mestrado – sobre os métodos detrabalho do treinador, o autor garantiu que este é um livro “mais pragmático” e “acessível ao grande público”, sobre “um gestor que, por acaso, é treinador de futebol”, explicou “Liderar é guiar”, “Não acho que José Mourinho saiba mais de futebol do que, por exemplo, Alex Ferguson. A mais-valia dele está nas suas capacidades de liderança”, frisou Luís Lourenço, destacando que o Special One tem “ocondão de conseguir retirar o melhor das pessoas”.  Para aquele que é hoje o treinador mais bem pago do mundo o significado de liderança é, talvez, o que o distingue enquanto líder. “Liderar é guiar. Eu não mando, eu guio”, explicou o José Mourinho durante uma entrevista realizada pelo autor do livro.  “Esta definição passa por garantir condições à sua equipa de desenvolverem as suas capacidades”,destacou Luís Lourenço, sublinhando que “o nome do livro assenta neste pressuposto”. 
Mourinho é um treinador “no centro do círculo, ou seja, está envolvido com os seus jogadores”, explicou, considerando que “em Mourinho a vedeta é o grupo e não ele” 
O exemplo das vitórias, a motivação, ambição e espírito de equipa são os três “ingredientes” que, segundo Luís Lourenço, dão origem ao sucesso. 
Oautor acredita que as vitórias de José Mourinho irão manter-se no Real Madrid. “Ele vai ganhar como tem ganho até aqui, porque é constante no seu trabalho. Vai ingressar numa equipa com os melhores jogadores do mundo. A sua liderança passa pelo exemplo, ou seja, o José Mourinho leva para o Real Madrid o exemplo das vitórias”, realçou o autor:
 
Síntese dos subtemas trabalhados pelo autor:
1 -O Líder antecipa-se
Um líder, seja ele qual for, só o é enquanto permanente focalização no futuro, futuro esse, porém, vivido, como foi dito, a partir da emoção do momento presente, única instância ontologicamente eficaz. Porquê? Justamente porque o líder é aquele que já viu o que os outros ainda não viram, é aquele que, de alguma forma, já esteve no futuro, já teve a visão, a percepção do que...
tracking img