Liderança e o papel do líder nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER NAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com Mauriz (2008) desde as primeiras organizações sociais, intituladas de comunas primitivas, o homem apresentava a necessidade da figura do líder. O líder, portanto assume um papel fundamental para a própria existência destes grupamentos, já que é através deste importante "mentor" que se traçam os objetivos e as estratégias desobrevivência, ponderadas quando se trata dos homens e/ou organizadas instintivamente, como no caso dos animais. Na história humana, por exemplo, mostra o papel de diversos líderes no campo religioso, militar, monárquico, intelectual dentre outras áreas. Estas pessoas se destacaram por possuir características "distintas" da maioria dos indivíduos.
Segundo Mauriz (2008) com aGlobalização e a entrada da humanidade na Era da Informação, a competição e a concorrência entre as empresas elevaram-se a níveis jamais imaginados e tendem a continuar a crescer em velocidade cada vez maior. Estes fenômenos demandam que as empresas tenham que melhorar e muito sua competitividade como condição de sobrevivência.
A liderança é, de uma certa forma, um tipo de poder pessoal.Através daliderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes.Assim, sempre se encontra um líder-aquele que influencia-e os liderados-aqueles que são influenciados.A influência é um conceito ligado ao conceito de poder e de autoridade.O poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre outra ou outras, que pode ou não ser exercido.O poder em uma organização éa capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir.A capacidade de influenciar,persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder.(CHIAVENATO,2009, p.446 e 447)
Existem cinco diferentes tipos de poder que um líder pode possuir:
Poder Coercitivo, Poder de Recompensa, Poder Legitimado, Poder deCompetência e Poder de Referência. Temos que o Poder Coercitivo é o poder baseado no temor e coerção, o Poder de Recompensa é o poder que se apóia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado pretende obter do líder, o Poder Legitimado é o poder que decorre do cargo ocupado pelo líder no grupo ou na hierarquia organizacional, o Poder de Competência é o poderbaseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa, onde os liderados percebem o líder como alguém que possui certos conhecimentos ou conceitos que ultrapassam os seus e o Poder de Referência é o poder baseado na atuação e no apelo.o líder que é admirado por certos traços de personalidade possui poder referencial.É um poder conhecido popularmente como carisma.O mundo foiprofundamente marcado por líderes carismáticos, como Jesus, Moisés, Napoleão, Gandhi, Vargas, Kennedy, etc.( CHIAVENATO,2009, p.447 e 448)
A verdadeira liderança de acordo com Chiavenato (2009, p.448) decorre geralmente do poder de competência e do poder de referência do líder. Ela se baseia no poder da pessoa do líder. Quando a liderança funciona na base do poder de recompensas, dopoder de coerção ou do poder legitimado, ela se baseia exclusivamente no poder da posição que a organização confere ao líder. O desafio do administrador está em saber migrar decisivamente para o poder de competência e de referência a fim de exercer uma liderança baseada em seu poder pessoal.
Há que se considerar segundo Chiavenato (2009, p.449, 450 e 451) que determinados elementoscaracterizam a liderança, tais como: influência, em uma situação, pelo processo de comunicação e visando objetivos a alcançar, onde se constata que a liderança envolve o uso da influência, e todas as relações interpessoais podem envolver liderança. Outro elemento importante no conceito de liderança é a comunicação. A clareza e a exatidão da comunicação afetam o comportamento e o desempenho dos...
tracking img